17º Encontro Pernambucano de Coco começa neste sábado em Pontezinha

encontro-de-cocoO município do Cabo de Santo Agostinho receberá, neste sábado (17/12), a 17ª edição do Encontro Pernambucano de Coco. O projeto pioneiro em Pernambuco e no Brasil acontecerá a partir das 19h, no bairro de Pontezinha, local em que nasceu o ‘’Palanque do Coco’’. Dentro da programação, o Centro Cultural Farol da Vila e o Coco de Pontezinha darão início ao festival com uma homenagem ao mestre de coco Roberto Cocada, falecido em 2014. O evento é uma realização do Centro Cultural Farol da Vila e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

Nascido em Pontezinha, o Encontro Pernambucano de Coco surgiu em 1998, com o intuito de resgatar, valorizar, fomentar e preservar o coco de roda de Pernambuco e seus grupos. O festival além de ser reconhecido nacionalmente como um evento pioneiro da cultura popular do coco de roda brasileiro, é também premiado pelo Ministério da Cultura, Fundação Palmares, Funarte, Petrobras, Eletrobrás, BNB, Instituto Moreira Sales, CADON-RJ e Funcultura. “O evento prioriza o movimento do coco em todas as suas vertentes, indo desde a música e sua formação, até a cadeia produtiva do artesanato da matéria prima do coco”, destaca o produtor cultural e coordenador Geral, Marcos Moraes.

“O coco de roda faz parte da nossa cultura e valorizar a cultura local é uma das nossas prioridades. É muito importante essa cultura cabense, tendo em vista que Pontezinha é referência nacional do coco de roda”, enfatiza o secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa. No evento, o público poderá acompanhar além das homenagens ao Mestre Cocada, a exibição do filme “A hora do Coco Rio Olimpíadas 2016’’ e shows de diversos mestres de coco do estado.

Nos 17 anos do projeto, nomes como o dos saudosos pernambucanos Zé Neguinho, Célia Coquista e Selma do Coco fizeram história no palco do festival, junto aos artistas de outros estados, Mestre Geraldo do Zambê (RN), Nelson Rosa de Arapiraca (AL), Coco de Cabedelo (PB). O encontro também conta com o apoio do Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha, Cocada Cineclube, Farol Digital Produções Audiovisuais, TFM Prod Cult, e União Olindense do coco.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (81) 98621.2148 ou no site: www.encontropernambucanococo.blogspot.com.br

Confira a programação do evento:

19h – Homenagem a Roberto Cocada (02 anos da sua partida).
20h – Cine Cocada Exibe ‘’A hora do Coco Rio Olimpíadas 2016’’.
21h – Shows com: Coco do Mestre Zezinho, Mestre Goitá, Ricco Toadas, Jujuba do Coco, Pacheco Cantador, Arnaldo do Coco, Gervásio do Coco, Mestre Juarez, Lú do Pneu, Nininha do Coco, Léo do Cocar, Índio Matinho, e muito mais.

Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom /Cabo