Dia Mundial da Água é celebrado com ciclo de debate em Gaibu

IMG-20170323-WA0021
IMG-20170323-WA0024
Em comemoração ao Dia Mundial da Água nessa quarta-feira (22/03), a Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho promoveu um ciclo de debate na Escola Municipal Desembargador João Paes, localizada na praia de Gaibu.

Na oportunidade, a equipe de educadores ambientais abordou a temática sobre o “reuso de água”, a partir de palestras, vídeos e atividade lúdica como uma forma de tornar o tema mais atrativo, além de mostrar várias maneiras de se reaproveitar a água no ambiente doméstico, bem como os cuidados inerentes ao seu consumo e desperdício, relatando também como a utilizaram naquele dia. As atividades ocorreram nos horários da manhã e da tarde.

Água de reuso ou residuária foi o tema definido para este ano pela Organização das Nações Unidas que cuida da temática de recursos hídricos e saneamento (ONU Água). Pode ser definida como aquela resultante de algum processo, como o industrial, urbano, infiltração ou domésticas e ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade.

Dia Mundial da Água

A data 22 de março passou a ser celebrada como o Dia Mundial da Água em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de instituir a data comemorativa, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos.

Como toda a população necessita da água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.

Texto: Secom/Cabo