Cabo realiza ações de prevenção e combate ao uso de drogas

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está promovendo diversas ações para prevenir e combater o uso de drogas no município. As ações têm como foco escolas da Rede Municipal de Ensino e são fruto da parceria entre as Secretarias municipais de Saúde, Programas Sociais, Educação e Combate às Drogas. Nesta segunda-feira (07/11), a atividade contemplou a escola-modelo Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu.

Com o objetivo de orientar pais e alunos sobre o assunto, as secretarias estão atuando de forma integrada para promover a inserção de políticas públicas no ambiente educacional usando as drogas como temática. Na ocasião, pais e alunos participaram de atividades como palestras e dinâmicas, além de orientações sobre Saúde Bucal e oferecimento de exames de mamografia no caminhão “Amigo do Peito”. “Vim com a minha mãe participar desse dia na escola e, ao lado dela e de alguns colegas, estou participando das atividades que são muito importantes para nós alunos e toda a escola”, disse Jéssica Silva, de 14 anos.

De acordo com a gerente de Articulação de Política sobre Drogas do município, Deise Alves, as atividades surgem da demanda crescente de drogas no entorno do ambiente escolar. “Entendemos que é necessário além de combater, prevenir. Por isso estamos realizando desde atividades mais básicas para alunos menores, até palestras mais específicas onde pais e alunos poderão compreender a perspectiva da prevenção e assistência que a prefeitura oferece”, destacou.

A ação é um projeto piloto, que será realizado inicialmente em quatro escolas. A primeira ação aconteceu na sexta-feira (04/11), na Escola Padre Antônio Melo Costa, na Charneca. As próximas escolas a receber as atividades serão Escola Ariosto Martins, no Centro, e Escola Paulo Freire, em Ponte dos Carvalhos, das 8h30 às 16h.

Confira a programação das ações integradas nas escolas:

-Caps AD/ Rede de Saúde Mental/

• Paródia roda de conversa sobre drogas
  • Oficina de artesanato
  • Informações sobre os Caps e tratamento, usuário Álcool e outras Drogas e com transtorno mental

– Gerência de Atenção Básica e Gerência de Atenção a saúde

• Saúde bucal
  • Saúde da mulher (citologia/coposcopia/mamografia)
  • Teste rápido
  • Informativo sobre vacinação de HPV

– Programas Sociais

• Palestras sobre bullying e respeito