Vacinação contra a febre aftosa acontece no Cabo

Bufalo_1Começou nessa segunda-feira (01/05) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o Brasil. A prefeitura do Cabo, através da Superintendência de Desenvolvimento Rural, juntamente com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), realizaram uma ação na zona rural do município.

Mas não é apenas contra a doença que os mais de dois mil animais entre bovinos e bubalinos estão sendo vacinados. A vacina contra a raiva também está sendo aplicada nos bichos, trazendo um diferencial para os pecuaristas cabenses. “O surto de febre aftosa prejudica a todos os rebanhos. Então, é importante que todos os proprietários façam sua parte, e protejam seus animais”, comentou Jesualdo Gomes, gerente da propriedade em Engenho Caramuru, Itapuama, local onde aconteceu a ação da Prefeitura nessa sexta-feira (02/05) e conta com mais de oitenta búfalos da raça mediterrâneo.

Facebook
O superintendente de Desenvolvimento Rural, Aziel Almeida, frisou que a Prefeitura do Cabo também está oferecendo a mão de obra para o serviço. “Os criadores são os responsáveis pela aplicação da vacina. Porém, para ajuda-los, a nossa equipe está aplicando as doses nos animais, dinamizando o trabalho. É a primeira vez que o governo municipal faz algo dessa natureza com o acompanhamento da ADAGRO”.

 

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo

Fotos: Léo Domingos