Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado na biblioteca municipal

Lobato_1Em comemoração ao Dia Nacional do Livro infantil, a Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã desta terça-feira (18/04), um evento literário para crianças de escola pública, na Biblioteca Pública Joaquim Nabuco, no Centro do Cabo. A programação faz parte do projeto Minha Biblioteca que Lê, que tem por objetivo o incentivo à leitura.
A data também é comemorativa ao nascimento de um dos maiores escritores da literatura infantil brasileira – Monteiro Lobato. E uma das suas obras mais conhecidas, o Sítio do Pica-pau Amarelo, foi o tema para a contação de histórias à estudantes do 6º ano da Escola Municipal Marivaldo Burégio de Lima. “O dia do livro infantil foi instituído em 18 de abril em homenagem a Monteiro Lobato”, enfatiza o coordenador do projeto de incentivo à leitura, Natanael Lima.
Além da contação de história feita por “Dona Benta”, personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo (caracterizada pela professora Ana Paula Sabóia), houve ainda a prosa poética, feita por Natanael Lima, pedagogo, poeta e membro da Academia de Letras do Cabo de Santo Agostinho.
EXPERIÊNCIA – O projeto Minha Biblioteca que Lê é desenvolvido há dois anos. Desde então vem retomando à frequência de público na biblioteca municipal. “O projeto faz com que o espaço seja mais visitado, não apenas como local de pesquisa, mas também de trabalhos lúdicos”, explica Natanael Lima.

Lobato_2
Como forma de ampliar o conhecimento e a interação do público com o mundo literário, foi definida uma programação cultural desenvolvida para o ano de 2017, que inclui a realização de oficinas e palestras com escritores cabenses. “Essa é uma maneira de fazer com que as pessoas saibam mais sobre os escritores locais. Temos, inclusive, um espaço dedicado aos autores cabenses em nossa biblioteca”, destacou Natanael Lima.
A Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco tem um acervo de 12 mil livros de diversos gêneros e cerca de mil associados.

Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Léo Domingos