Educação realiza primeira formação da EJAI de 2017

DSC_0150A coordenação da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho (SME), realizou a primeira formação específica dos professores dessa modalidade, na última terça-feira (28/03), no auditório da SME. A formação teve como pauta a apresentação da política de gestão de ensino da Secretaria para a EJAI em 2017 e a apresentação dos conteúdos que terão enfoque a partir dos dados da diagnose inicial.

A coordenadora da EJAI, Lídia Santos, destacou que dentre os resultados obtidos pela diagnose inicial foi constatada a importância da leitura para a modalidade de ensino. “Nós percebemos pela diagnose que a leitura perpassa por todas as disciplinas dos componentes curriculares da Ejai”, disse Lídia. Por isso, a leitura já começou a ser trabalhada pelos professores durante a formação e estará muito presente nas formações ao longo do ano.

Durante a formação, a gerente de Ensino, Fátima Almeida, saudou os professores e destacou algumas reformulações necessárias para a equiparação com as formações das outras modalidades de ensino da Gerência. Fátima destacou que a partir de agora, os professores continuarão com a formação específica da Ejai, porém esta deverá ser sempre realizada em horário diferente do expediente do professor na Rede de Ensino do Cabo.

A gerente também destacou que os professores deverão comparecer obrigatoriamente às outras formações das áreas referentes às disciplinas que lecionam, que constarão em breve com os nomes dos professores da Ejai, na lista de presença. A medida serve como adequação à Lei do Piso Salarial dos Professores, que estabelece um determinado número mínimo de horas de formações respectivas à carga horária do professor.

“O momento de formação específica da Ejai na Rede do Cabo foi uma luta que alcançamos e desejamos a permanência dela por entender as especificidades desta modalidade de ensino. Por isso, precisamos nos adequar aos outros momentos de formação necessários”, destacou Fátima Almeida. O artista e professor da Rede Municipal do Cabo, Mauro César, realizou uma apresentação cultural com a recitação de poemas durante a formação da Ejai.

Texto e fotos: Diego Lós  – Ascom SME/Cabo