Eleitor do Cabo já pode fazer a biometria

1_audienciaA partir das eleições de 2018, a população do Cabo de Santo Agostinho votará pelo sistema biométrico. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) já deu início ao cadastramento dos eleitores.

Na manhã desta terça-feira (07), o juiz da 15ª Vara Eleitoral do Cabo, Luiz Carlos Vieira de Figueiredo, explicou à população todo o processo, por meio de uma audiência pública, no Fórum da cidade. Quem não tiver se cadastrado não poderá votar.

A biometria é um método de reconhecimento do cidadão por meio digital, a exemplo da impressão dos dedos das mãos e da assinatura. Dessa maneira, o processo eleitoral confere mais segurança para quem vota. O cartório eleitoral do Cabo está fazendo o cadastramento biométrico desde novembro do ano passado. “A antecipação foi para oferecer mais tranquilidade ao eleitor”, destacou o juiz Luiz Carlos Vieira.

O Cabo tem 162 mil eleitores. Até agora, 5 mil se cadastraram. “É necessário que a população compareça à central de atendimento, no cartório eleitoral do Cabo, para fazer a biometria”, alerta o juiz. O atendimento é feito por meio de agendamento no site www.tre-pe.jus.br. No dia da coleta de dados biométricos, o eleitor deve levar os originais do CPF, identidade, comprovante de residência, título, certidão de casamento ou nascimento. O atendimento é feito das 8h às 14h.

O TRE pretende descentralizar o atendimento para facilitar o acesso da população. Os pontos de coletas de dados biométricos ainda não estão definidos. Em todo o Estado, 75 municípios já utilizam a biometria eleitoral. Até o próximo ano, mais 38 municípios farão a mudança para o método de reconhecimento digital.

Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Léo Domingos