Getai reúne coordenações da Educação para formação contra Discriminação Racial

açãoO Grupo de Estudos e Trabalhos Afro Indígenas (Getai) da Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta segunda-feira (27/03), a formação ‘Estereótipos: Negros e Índios’ para todas as coordenações e setores de formação da Secretaria. O momento foi alusivo ao dia 21 de março – Dia lnternacional para a Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela ONU, em referência ao massacre de Sharpeville, durante o apartheid na África do Sul.

Os integrantes do GETAI puderam explicar como os índios, negros e o continente africano vem sofrendo historicamente estereótipos através das mídias e produtos de entretenimento. “A cultura está em constante transformação. Hoje os índios estudam, vestem roupas como todos da cidade, mas nem por isso deixaram de ter sua cultura. Da mesma forma, a África possui contribuições históricas ao conhecimento mundial e grandes cidades que muitos desconhecem”, destacou o coordenador do Getai, Samuel Pereira.  DSC_0118

O Getai já promove há sete anos, desde a sua fundação, rodas de diálogo e oficinas de leitura em escolas municipais e estaduais que os convidam. O grupo tem como meta ampliar a atenção dos setores e coordenações da Secretaria de Educação para a temática, a fim de promover igualdade étnico-racial e o combate ao racismo. Nesta formação, foram convidadas as coordenações de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Coordenação de Análise de Rede e Setor de Educação Especial.

Texto e fotos: Diego Lós – Ascom SME/Cabo