Moradores de Itapuama recebem palestra sobre Autismo

PSF_AmandaA Unidade de Saúde da Família (USF) Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, realizou nesta terça-feira (05/04), uma palestra sobre Autismo.  A ação, que aconteceu na sede da unidade de saúde, foi para comemorar  o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril).

Segundo a enfermeira da USF,  Jociele Santos,  o autismo é um transtorno que afeta o sistema nervoso. “É uma desordem complexa do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento”, disse. “Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade de comunicação, dificuldade de interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos. Assim essas diferenças podem existir desde o nascimento ou podem tornar mais visíveis ao longo do desenvolvimento”, completou ela.

“Essa palestra tem como objetivo  conscientizar a população sobre esse distúrbio, pois o reconhecimento precoce, bem como terapias comportamentais, educacionais e familiares, podem reduzir os sintomas e apoiar o desenvolvimento e a aprendizagem do autista”, explicou Jociele.

Secom/Cabo