Município realiza diversas ações de combate e prevenção à Hipertensão Arterial

ação_saude_hipertensãoNo dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para celebrar a data e sensibilizar os cabenses sobre a doença, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quarta-feira (26/04), algumas ações nas praias de Gaibu e Itapuama.

A ação, que ocorreu na praça da praia de Gaibu ofereceu testes de glicose, verificação de pressão arterial,  vacinação e exames de mamografia. A atividade contou com auxílio das equipes das  unidades de saúde de Suape, Gaibu e Enseada dos Corais.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta 23% da população adulta com mais de 20 anos. “Este momento foi importante para mostrarmos a população que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, mas com algumas ações de prevenção, como manter peso ideal, alimentação saudável, exercício físico, entre outros, são essenciais para se manter longe desta doença, que acomete a uma grande parte da população “, disse a enfermeira da USF de Suape, Lígia Leite.

ação_hipertensãoJá na praia de Itapuama, foi a Unidade de Saúde da Família da localidade que organizou uma ação de conscientização para população. A atividade contou com uma palestra do médico Mário Correia. Os participantes puderam aprender sobre o que é a doença, sinais e sintomas, além das medidas preventivas. “Nosso objetivo é conscientizar a sociedade sobre os cuidados necessários com a pressão arterial e também realizar um diagnóstico precoce, pois quando não identificada, a hipertensão pode comprometer o organismo”, disse a enfermeira da USF Itapuama, Jociele Santos.

SUAPE – A Unidade de Saúde da Família (USF) Suape também realizou nesta segunda-feira (24), uma ação educativa sobre a hipertensão arterial.  Na atividade, a equipe da USF ministrou uma palestra sobre a doença, causas, tratamentos e as maneiras de prevenir hipertensão. Durante a ação, também foi verificada pressão arterial dos participantes e foram distribuídos folhetos informativos.ação_hipertensão

HIPERTENSÃO – A pressão arterial é a força que o fluxo sanguíneo exerce na parede das artérias, quando essa força aumenta, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue sendo denominada Hipertensão Arterial. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 14 por 9.

Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo

Fotos: Divulgação/Saúde