Município discute reativação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial

WhatsApp Image 2017-03-14 at 15.04.11 (1)A secretária de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, Edna Gomes, se reuniu nessa terça-feira (14/03), com representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) do município. O encontro teve o intuito de discutir a reativação do Órgão e outras questões relacionadas à igualdade racial.

Segundo Edna Gomes, faz um ano que o CMPIR não está funcionando. “Estamos discutindo a reativação deste conselho, tão importante, que luta pela igualdade racial no nosso município”, disse. Na reunião, os temas mais abordados foram o racismo institucional, a política de promoção da igualdade racial e os povos tradicionais.

WhatsApp Image 2017-03-14 at 15.04.11A secretária também informou que já solicitou a criação, através de Projeto de Lei, de uma gerência de Direitos Humanos, que será implantada em Programas Sociais.

“Existe um Ministério de Direitos Humanos e se faz necessário que o município se alinhe, para que assim, possamos conseguir os recursos necessários para implantar políticas públicas na nossa cidade, além de minimizar a violação dos direitos humanos”, explicou.

 

CMPIR – O Conselho de Igualdade Racial é um Órgão vinculado à Secretaria de Programas Sociais, que funciona com a participação de conselheiros (as) representantes do movimento negro, governo, povos tradicionais/matriz africana, comunidade quilombola e de entidades não-negras. O objetivo do conselho é propor, monitorar e desenvolver políticas públicas de promoção da igualdade racial.

Texto e fotos: Amanda Falcão – Secom/Cabo