Município realiza 1º Encontro sobre Autismo do Capsi Ciranda de Vida

Com objetivo de celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02), da Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, deu início nessa terça-feira (04/04), o 1º Encontro sobre Autismo do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) Ciranda de Vida. O evento, que aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM 1) – Torrinha,  segue até esta quarta-feira (05), com diversas atividades para familiares de pacientes e profissionais.

O autismo infantil é um transtorno que geralmente é diagnosticado entre os 2 e 3 anos de idade, que é caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são acometidas pelo transtorno, sendo que, em crianças são mais comuns.cb4912b3-e99f-4391-a8eb-28611539deaf

Para a coordenadora de Saúde Mental do Cabo, Danielle Moura,  o evento é bastante importante para discutir o autismo tanto com profissionais quanto com familiares. “Estamos discutindo a temática na perspectiva da educação permanente para que os nossos profissionais possam melhorar o atendimento em Rede, além de discutir a realidade do cotidiano dos pais com as crianças autistas”,  afirmou ela. “ Este momento será mais uma atividade de integração, que os profissionais e familiares podem tirar dúvidas e trocar experiências”, disse a gerente de Atenção à Saúde, Rosana Santana.

O evento contou com palestras com profissionais que atuam na área da Saúde Mental Eles abordaram temas como: transtorno do espectro autista, criança autista e seus pais, inclusão escolar e a importância da escola no desenvolvimento da criança autista.

Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Fotos: Naftali Emídio