Novo comandante assume Guarda Municipal

dsc_0106A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu posse nessa quinta-feira (05/01), ao novo comandante da Guarda Municipal, José Paulo de Farias Medeiros. A transmissão de cargo aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) na Torrinha, e contou com a presença do secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca, do secretário de Gestão Pública, Lula Lima, do Procurador Geral, João Batista de Moura, guardas municipais e outras autoridades. Paulo Farias Medeiros substitui o inspetor Osias Carvalho.

O novo comandante, Paulo Farias Medeiros, 51 anos, é funcionário de carreira do órgão há 25 anos. Foi comandante da Guarda Municipal na gestão anterior de Lula Cabral e possui larga experiência profissional. O subcomando da Guarda será exercido por Elenilson Borges.

Na oportunidade, o secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca, destacou a necessidade de aumentar o efetivo para corrigir o déficit de profissionais da guarda. “Nós entendemos que se faz necessário o reaparelhamento da Guarda Municipal, assim como a reestruturação da Secretaria de Defesa Social para que possamos oferecer melhores condições de trabalho e atender os anseios da sociedade”, disse o secretário.

Atualmente, o município conta com 300 guardas para atendimento à população nas áreas de trânsito, patrimonial, ambiental e ronda ostensiva (ROMU). Esse efetivo corresponde a 50% do que atualmente determina a lei federal 13.022 que dispõe sobre o estatuto geral das guardas municipais. O estatuto estabelece que  o número percentual de guardas devem ser compatíveis   com o número de habitantes da cidade. Segundo o comandante, o efetivo proposto levando em conta a legislação, seria de 600 guardas municipais.

AÇÃO – Segundo Paulo Farias Medeiros, entre as necessidades urgentes do órgão, estão as reformas e ampliação do efetivo nas inspetorias do Paiva e de Pontezinha, bem como o aumento de rondas nos entornos das escolas do município.

Texto: Ana Cristina Lima

Foto: Naftali Emedio