Prédio que abrigará 14ª Delegacia da Mulher é inaugurado no Cabo

A nova sede da 14ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) do Cabo de Santo Agostinho foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (16/12). O órgão, que atualmente funciona nas instalações da 10ª Delegacia Seccional do município (na Vila Santo Inácio), passará a funcionar em breve em um prédio às margens da antiga BR-101, no bairro de Pontezinha, que foi totalmente reformado pela Prefeitura Municipal com recursos próprios. O prefeito Vado da Farmácia, acompanhado de vários secretários, participou da solenidade, além de autoridades civis e militares, servidores públicos e vereadores.

A gestora da Delegacia de Polícia da Mulher (DPMUR), Inalva Regina, destacou a importância do novo espaço. “É para a Polícia Civil um dia de muita alegria, pois hoje graças ao prefeito Vado e sua equipe estamos recebendo esse prédio totalmente reformado. Só temos o que agradecer”, disse. “Para as mulheres do município é uma grande conquista ter esse novo espaço maior e com conforto, pois junto com o Centro Maria Purcina poderemos atender a todas as mulheres vítimas de violência”, concluiu.

O prefeito Vado falou desse novo ganho para a população cabense. “Assumimos esse compromisso de reformar esse prédio que foi cedido pelo Governo do Estado e nesta manhã de hoje está sendo entregue esta nova sede da DPMUR. Quero parabenizar a todos que participaram desta conquista”, enfatizou.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós e principalmente para a mulher cabense, que deve se considerar vitoriosa por essa nova sede da delegacia. Quero agradecer muito ao prefeito Vado por abraçar essa causa e parabenizar por esse belo presente. A demanda é grande, mas vamos nos empenhar e trabalhar para combater a violência contra mulher no social e psicológico”, declarou a delegada Ângela Patrícia (que ficará a frente da delegacia).

“Para nós é uma honra estar entregando esse prédio todo reformado para um único objetivo, que é o combate à violência contra mulher”, disse a secretária da Mulher do município, Tereza Claudina.

A unidade contará com recepção e brinquedoteca; salas de Boletim de Ocorrência, administrativa, da delegada, do comissário e de investigação; cartório; cela; alojamento para policiais; copa; banheiros feminino e masculino. Ela foi instalada em um imóvel da Compesa cedido ao município, que estava em desuso e havia sido depredado. A reforma do prédio foi realizada pela prefeitura com recursos próprios. Ao lado da delegacia, a Prefeitura implantou uma unidade do Centro de Referência Maria Purcina de Atendimento à Mulher.

Também estiveram presentes a diretora Geral de Enfrentamento da Violência de Gênero da Secretaria da Mulher do Estado, Bianca Rocha; o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Cabo, tenente coronel Reinaldo de Mesquita, a coordenadora Geral do Centro das Mulheres, Nivete Azevedo e a delegada Marta Rosana.

Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto