Prefeito Vado inaugura creche Proinfância no Loteamento Garapu

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho entregou oficialmente à população nesta terça-feira (20/12) o Proinfância Espaço Educativo Infantil, creche com capacidade de atender até 120 crianças de 0 a 6 anos do município. O equipamento foi erguido em um terreno de 560m² no Loteamento Garapu e recebeu o nome da poetisa cabense Celina de Holanda. A inauguração, comandada pelo prefeito Vado da Farmácia, contou com a presença de secretários, servidores da Educação e de outros órgãos, além de moradores da localidade.

A creche é dotada de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, sendo dividido em dois blocos, com salas de aula e de informática, biblioteca, sanitários com acessibilidade, fraldário, recreio coberto, refeitório, berçário, lavanderia, cozinha, mini anfiteatro, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. A unidade será composta por quatro atividades pedagógicas que são: creche 1 (0 a 18 meses); creche 2 (18 meses a 3 anos); creche 3 (3 a 4 anos) e pré-escolas (4 a 6 anos).

“Para mim é uma honra, já no fim do meu mandato, estar entregando um equipamento tão importante em Garapu. Muitos já não acreditavam que esta creche seria inaugurada, pois tivemos algumas dificuldades durante a execução da obra devido à crise, mas agora estamos aqui cumprindo mais este compromisso com a Educação de nosso município”, declarou o prefeito Vado. “Na nossa gestão investimos muito na área do ensino, e agora estamos colhendo os frutos”, completou. A obra foi executada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Ministério da Educação, com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

A dona de casa Maria Gomes Ferreira, 53 anos, é moradora de Garapu e levou o filho e os vizinhos pequenos para conhecer a nova creche. Ela parabenizou a prefeitura pela iniciativa. “Ficou muito bom. É garantia de espaço para as crianças e emprego para a comunidade”, comentou. A chefe de gabinete do prefeito, Juciara Barbosa; e o vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) também estiveram presentes.

HOMENAGEM À CELINA DE HOLANDA – A creche recebeu o seu nome, como mais uma forma de homenagem ao centenário da escritora e jornalista cabense, nascida em 1915 no Engenho Pantorra e falecida em 1999, vítima de um câncer. O filho de Celina, Paulo Holanda de Albuquerque, representou a família da artista na ocasião e reconheceu a homenagem. “Quero agradecer a todos que fizeram essa homenagem à minha mãe. Toda nossa família está muito feliz e honrada”, afirmou. Na ocasião, o artista Ivan Marinho recitou um poema escrito por Celina. O projeto de lei que concedeu o nome de Celina de Holanda à creche foi de autoria do vereador Ricardinho.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo

Fotos: João Barbosa