Programas Sociais esclarece critérios para receber leites especiais

Leite_2A Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quarta-feira (12/04), uma reunião com mães, pais e outros responsáveis que recebem os leites especiais e suplementos nutricionais para crianças e adultos em tratamento de saúde. O encontro, que ocorreu no Centro Administrativo Municipal (CAM) – Torrinha, também reuniu profissionais da Rede de Saúde e da Assistência Social.

Segundo a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, a reunião serviu para esclarecer dúvidas e estabelecer o fluxo entre as Secretarias de Saúde e de Programas Sociais e o Ministério Público de Pernambuco. “Para liberação desses benefícios eventuais, as pessoas precisam ser referenciadas pelo Centro de Assistência de Assistência Social (Cras) e também necessitam da prescrição médica para que o benefício seja concedido”, explicou ela.Leite_1

Na ocasião, os participantes receberam orientações sobre as fórmulas infantis, os critérios para receber o benefício e outras informações, tanto dos representantes das Secretarias de Saúde e de Programas Sociais quanto do Ministério Público. “Aqui as famílias estão tirando dúvidas, além de entender melhor como funciona o serviço e qual órgão procurar na hora que precisar. Esse contato é de extrema importância para que, de fato, cada caso possam ter o encaminhamento necessário” , destacou a promotora de Justiça, Alice Morais.

Destes benefícios, a Secretaria contabilizou 156 solicitações em 2016 e, apenas 53 beneficiários eram atendidos. “Tivemos que fazer uma reavaliação social, pois os beneficiários que tínhamos cadastrados, na secretaria, estavam com a documentação desatualizada”, disse Edna Gomes. “Verificamos todos os casos para saber quem teria a necessidade ou não de receber as fórmulas infantis (leites especiais) e agora, 112 famílias estão sendo atendidas com o benefício”, completou a secretária.

Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos