Programas Sociais promove ações educativas de combate ao Aedes Aegypti

A luta contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e Febre Chikungunya, ganhou um importante reforço no Cabo de Santo Agostinho. Kits paradidáticos com livros e jogos foram distribuídos entre crianças e adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) e dos Recantos da Criança e do Adolescente, mostrando a importância de prevenir e combater o mosquito vetor desde criança. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Programas Sociais (SMPROS).

Com as histórias dos “Guardiões da Cidade”, os técnicos sociais da SMPROS realizaram uma série de atividades educativas entre os usuários. O trabalho teve sua culminância nessa quinta-feira (29), no pátio de eventos do Mercadão, no Centro, quando meninos e meninas dos Recantos da Criança e do Adolescente, participaram de brincadeiras e de um jogo de trilha, com perguntas e informações sobre prevenção, combate e os problemas causados pelo mosquito.

O gerente de Proteção Social Básica do Município, Ricardo Veríssimo, acredita que é importante envolver as crianças nas ações de combate ao mosquito. “Elas têm uma capacidade muito grande de compreender e transmitir. É muito importante envolvê-las nesse processo educativo, entendendo que são agentes multiplicadores na luta contra o Aedes Aegypti”, comentou.

A secretária municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino, destacou que a distribuição dos kits paradidáticos são parte de uma série de ações desenvolvidas pela prefeitura. “Essa é mais uma ação estratégica realizada pela SMPROS no sentido de combater o mosquito Aedes Aegypti. Ao longo da gestão foi elaborado um plano de ação intersetorial para combater o mosquito, prevenir as doenças e acolher os casos de microcefalia no âmbito da Assistência Social, com foco na matriz sociofamiliar. Nesse sentido, chegamos ao fim de nossa gestão promovendo ações de impacto que promovem o bem estar de nossos munícipes”, enfatizou.

Texto e fotos: Ascom da SMPROS/Cabo