Saúde dá início a campanha de vacinação contra HPV para meninos

vacinaA Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou nessa sexta-feira (13/01), a abertura oficial da campanha para vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV). O evento ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF), no Alto da Igreja – Ponte dos Carvalhos. A imunização é destinada a meninos entre 12 a 13 anos. As doses estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família do município.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina, que faz parte do Calendário Nacional de Imunização, terá a faixa etária ampliada gradativamente até 2020. “A solicitação da vacina para os meninos, foi a nível nacional. Hoje, estamos vendo que realmente eles também querem ser protegidos contra a doença”, comentou a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Eugênia.

Roseane Mendonça, dona de casa, moradora de Ponte dos Carvalhos, também levou seu filho para ser vacinado. “Ele tomou duas vacinas: a de HPV e meningite porque estava atrasada. Eu amei essa iniciativa. No meu tempo, não havia isso. A segunda dose é só daqui a seis meses, mas e ele volta para tomar”, disse ela.

Durante a campanha vacinação, também houve ações de saúde bucal com aplicação de flúor. Após a volta às aulas, os alunos da Rede Municipal de Ensino também receberão orientações sobre o HPV e de como se proteger da doença.

SERVIÇO – Pais e responsáveis já podem se dirigir as unidades de saúde mais próxima de casa para vacinar seu filho, sempre, munidos do cartão de vacinação.  Aqueles que não tomaram a vacina, ainda, podem procurar a unidade de saúde para imunizar os meninos.

Texto: Ákila Soares

Fotos: Naftali Emídio