Secretaria de Saúde e Ministério Público vistoriam unidades

O secretário  Municipal de Saúde, José Carlos de Lima acompanhou a promotora do Ministério Público Estadual, Alice Oliveira Moraes,  hoje(14/02) pela manhã numa visita a cinco unidades de saúde do Cabo de Santo Agostinho. O objetivo foi vistoriar às condições de estrutura e atendimento à população,  para que sejam identificadas as medidas necessárias às adequações.

Foram verificadas a unidade de Saúde Manoel Gomes,  a unidade de referência de Hanseníase e Tuberculose e o ambulatório de Saúde Mental, no centro do Cabo; o Centro de Especialidades Vicente Mendes, no bairro da Cohab e o SPA em Gaibu.

A maior mudança será na unidade Manoel Gomes. O prédio apresenta problemas sérios na parte física e passará por uma reforma geral, assegurou o secretário José Carlos de Lima. “O local será transformado numa clínica municipal de diagnóstico”, disse. A ideia é oferecer os exames de endoscopia, espirometria, ergometria, ecocardiograma, entre outros.

Para a unidade de referência em Hanseníase e Tuberculose, a proposta é mudar de prédio, separando esta especialidade do centro de teste e acolhimento de pessoas com aids e hepatite, para um local maior. “Atualmente o prédio não comporta as dimensões desses serviços”, destacou o secretário de Saúde.

“O Vicente Mendes é o que está em melhores condições. Já sofreu algumas intervenções no começo do ano”, afirmou José Carlos de Lima. No entanto, o piso da antiga copa cedeu devido a um alagamento no ano passado. Além de apresentar vários pontos de infiltração no teto. “Será necessário a recuperação”, complementou José Carlos. “No SPA Gaibu o serviço também passou por melhorias e providenciamos a reposição de pessoal da limpeza e da recepção”.

Texto: Ana Cristina Lima / Secom Cabo
Foto: Naftali Emidio