Secretaria de Saúde reforça cuidados para evitar a gripe

Com objetivo de conscientizar a população do Cabo de Santo Agostinho sobre as medidas higiênicas para evitar a gripe (influenza), a Secretaria Municipal de Saúde recomenda alguns cuidados básicos para não contrair a doença. Segundo a coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), Ângela Gomes, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Alguns cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, a orientação da Saúde é procurar rapidamente um serviço de saúde, mesmo para as pessoas já vacinadas, além de manter as medidas de higiene indicadas.

VACINAÇÃO – O município iniciou na segunda-feira (24/04) desta semana a pré-campanha de vacinação em todas as unidades e centros de Saúde do Cabo. Durante a mobilização serão vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por idosos, crianças, gestantes, portadores de doenças crônicas e profissionais das áreas de Saúde e Educação. Os grupos prioritários devem ser vacinados até o dia 26 de maio.  A meta do município é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, que é formado aproximadamente por 44 mil pessoas.

DIA D – O dia “D” da mobilização será no 13 de maio, em todos os postos e centros de saúde do município. As pessoas que estão no público alvo da campanha têm até às 17h para receber a vacina.

Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo