USF de Sacramento em Pontezinha amplia sua grade de serviços com Práticas Integrativas
access_time05-02-2020

Por Cristhiane Arantes
Fotos: João Barbosa

A comunidade de Pontezinha vai poder contar com mais um serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde: são as Práticas Integrativas. O serviço precisa de agendamento, que pode ser feito de segunda a sexta-feira, no horário da manhã, na Unidade de Saúde da Família (USF) Sacramento.

O objetivo das práticas integrativas é implementar tratamentos alternativos à medicina na rede de saúde pública, através do Sistema Único de Saúde. Na USF Sacramento são realizados acupuntura, auriculoterapia, ventosa e reflexologia.

“Estamos restabelecendo o serviço de forma ambulatorial. As práticas vêm inspiradas no Ministério da Saúde através da portaria 971/2006 que institucionaliza no SUS a terapia complementar integrativa” complementou Marise Matwijszyn, farmacêutica e terapeuta quântica integrativa.

Para ter acesso aos tratamentos é necessário ligar ou ir pessoalmente até o USF e realizar o agendamento, das 8h às 18h, levando o cartão do SUS e um documento de identificação. Depois desse processo a equipe retorna, informando o dia da consulta. O paciente passa por uma avaliação, caso tenha exames médicos, é necessário levar. As consultas acontecem às quintas-feiras, no horário das 13h30 às 18h.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Segundo o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde, por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados por estas práticas são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

Mais sobre Saúde

Bloco do CAPS marca carnaval inclusivo no Cabo
access_time18-02-2020

Bloco de carnaval promove socialização para usuários dos Centros Psicossociais do Cabo