Prefeitura do Cabo institui ponto eletrônico para servidores
access_time02-12-2019

Por Beatriz Lima

Os servidores públicos da Prefeitura do Cabo terão uma novidade em sua rotina de trabalho: a utilização do ponto eletrônico. O novo sistema começou a funcionar nesta segunda-feira (02/12) no Centro Administrativo Municipal I, na Secretaria de Saúde e nas unidades de Saúde da Família (USFs).

No Cam I, a catraca eletrônica que controla o fluxo de entrada e saída do prédio, agora também passa a ser utilizada para registrar a frequência dos funcionários. Já na Secretaria de Saúde, que funciona no Centro Administrativo II, o controle é feito por meio do relógio de ponto eletrônico.

Até então, o controle da jornada de trabalho era feito manualmente. A proposta de implementação dos 65 equipamentos de controle de presença visa fiscalizar o cumprimento das horas trabalhadas, bem como garantir que os servidores cumpram corretamente sua carga horária, atendendo assim às necessidades da população da gestão pública.

No começo de 2020, a Secretaria de Educação e unidades escolares serão as próximas a usaram a identificação biométrica. E posteriormente, as demais secretarias e órgãos municipais. Com a instauração dessa norma, se o servidor não justificar uma eventual ausência do registro, o dia não trabalhado será descontado no salário, assim como ocorre em empresas privadas.

O controle de frequência por ponto eletrônico ainda vai permitir, aos servidores, a estruturação de banco de horas. Os créditos de jornada ficarão registrados e poderão ser usufruídos com folgas.

Uma das mudanças determina aos servidores que trabalham fora das dependências da Prefeitura, relatório de atividade externa. O documento deverá ser entregue ao chefe imediato para análise e posterior encaminhamento à Secretaria Executiva de Administração e Recursos Humanos.

“Estamos trazendo uma maior transparência sobre os serviços prestados, garantindo o direito do cumprimento da carga horária, para que assim, possamos atender as demandas e as necessidades dos nossos munícipes”, ressaltou Daniel Batalha, Secretário Executivo de Administração.

Mais sobre Administração e RH

No Cabo, Lula Cabral antecipa pagamento de servidores ativos e aposentados
access_time23-03-2020

Prefeitura divulga calendário anual de pagamento