Secretaria de Saúde divulga calendário do caminhão da mamografia
access_time13-02-2020

Por Beatriz Lima

Iniciou na segunda-feira (10/02), no Centro de Saúde Vicente Mendes na Cohab, a programação mensal do mamógrafo móvel da Prefeitura do Cabo. Neste mês, o serviço beneficiará mais de 300 mulheres de 50 a 69 anos, de quatro comunidades do município.

Além do Centro de Saúde, os atendimentos irão acontecer nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Gaibu e Ponte dos Carvalhos, no dia 13/02 e na de Santo Estêvão, no dia 18/02. Serão distribuídas 80 fichas por dia, a partir das 8h.

Essa é mais uma oportunidade para as mulheres cuidarem da saúde. Pois, além da de mamografia, serão oferecidos testes rápidos de HIV e Sífilis, palestras educativas, encaminhamentos e exames preventivos de citologia oncótica- conhecido popularmente como Papanicolau.

Para realizar atendimento, as pacientes precisaram levar documento oficial com foto e cartão do SUS. O resultado da mamografia será entregue em até 30 dias na Unidade de Saúde da Família onde o exame foi realizado.

De acordo com Gisele Paiva, coordenadora da Saúde da Mulher, o caminhão da mamografia garante o acesso à saúde. “Montamos mensalmente a programação do caminhão de mamografia para facilitar o atendimento à saúde da mulher. Com isso, a Prefeitura vem estimulando o cuidado com o bem-estar de todas mulheres do município. É importante que as mulheres estejam atentas a realizarem frequentemente os exames preventivos”, disse.

Mais sobre Saúde

Bloco do CAPS marca carnaval inclusivo no Cabo
access_time18-02-2020

Bloco de carnaval promove socialização para usuários dos Centros Psicossociais do Cabo