Prefeitura do Cabo faz mapeamento e colocação de lonas em áreas de risco
access_time13-02-2020



Por Caio Rodrigues

Com a previsão do aumento dos índices pluviométricos no período de chuvas, a Prefeitura do Cabo, através da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura, já começou os trabalhos de prevenção através do mapeamento e colocação de lonas nas áreas com o grau de risco mais elevado, onde as encostas são mais altas e existem um grande número de residências. A Rua da Barragem, no bairro de Pirapama, foi a primeira localidade a ser contemplada pelas ações.

A dona de casa e moradora da Rua da Barragem, Maria José, conta que a casa da vizinha já teve uma área danificada por causa das chuvas. ‘’No ano passado, parte do muro da casa da vizinha rachou. Todos nós ficamos muito assustados no período das chuvas, pois o solo do morro fica muito encharcado quando chove. A colocação da lona vai ajudar bastante na proteção do terreno, amenizar os prejuízos e diminuir a tensão da gente no período chuvoso’’, contou.

Segundo a gerente de Defesa Civil, Ana Sandra Carneiro Leão, existem quatro graus de risco. ‘’Algumas situações são avaliadas de acordo com a altura da encosta, a proximidade e a quantidade de residências no morro, a vulnerabilidade da área e outros fatores que contribuem para a elevação dos graus de risco. Neste momento, estamos dando prioridade as áreas com o grau de risco quatro, ou seja, as que possuem a maior probabilidade de acontecer algum desastre’’, informou.

A colocação de lonas está sendo realizada através do cadastro de moradores. No momento do cadastro, a Defesa Civil recolhe os dados da residência e os dados da encosta, como sua largura e altura. “Depois de ser efetuada a avaliação, uma equipe operacional da Defesa Civil vai ao local colocar a lona. Esses cadastros são importantes porque nós ficamos com os dados dos moradores arquivados e, diante de uma solicitação ou informação de perigo, passamos as devidas orientações’’, informou Ana Sandra.


Mais sobre Defesa Social

Guarda Municipal e 18º BPM reaizaram fiscalização no Centro do Cabo
access_time27-03-2020

SDS do Cabo e 18º Batalhão da PM realizam ação preventiva de combate ao Covid-19 nas praias
access_time23-03-2020

Grande Recife fiscaliza transporte irregular de passageiros no Cabo com apoio da Prefeitura
access_time11-03-2020

Lula Cabral assina convênio com MPPE para implantação do projeto Cidade Pacífica
access_time09-03-2020

Festejos de momo do Cabo terá "Operação Folião Seguro"
access_time13-02-2020




Outras notícias

Médicos da rede municipal recebem treinamento sobre intubação
access_time03-04-2020

Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Cabo prorroga prazos administrativos
access_time03-04-2020

Samu Cabo conta com duas ambulâncias para atendimentos de Covid-19
access_time03-04-2020

Lula Cabral anuncia construção de hospital de campanha com 120 leitos para casos de covid-19 no Cabo
access_time02-04-2020

Prefeitura promove aulas online do programa Esporte & Vida durante quarentena
access_time02-04-2020



apps
Ver mais...