Prefeitura do Cabo faz mapeamento e colocação de lonas em áreas de risco
access_time13-02-2020

Por Caio Rodrigues

Com a previsão do aumento dos índices pluviométricos no período de chuvas, a Prefeitura do Cabo, através da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura, já começou os trabalhos de prevenção através do mapeamento e colocação de lonas nas áreas com o grau de risco mais elevado, onde as encostas são mais altas e existem um grande número de residências. A Rua da Barragem, no bairro de Pirapama, foi a primeira localidade a ser contemplada pelas ações.

A dona de casa e moradora da Rua da Barragem, Maria José, conta que a casa da vizinha já teve uma área danificada por causa das chuvas. ‘’No ano passado, parte do muro da casa da vizinha rachou. Todos nós ficamos muito assustados no período das chuvas, pois o solo do morro fica muito encharcado quando chove. A colocação da lona vai ajudar bastante na proteção do terreno, amenizar os prejuízos e diminuir a tensão da gente no período chuvoso’’, contou.

Segundo a gerente de Defesa Civil, Ana Sandra Carneiro Leão, existem quatro graus de risco. ‘’Algumas situações são avaliadas de acordo com a altura da encosta, a proximidade e a quantidade de residências no morro, a vulnerabilidade da área e outros fatores que contribuem para a elevação dos graus de risco. Neste momento, estamos dando prioridade as áreas com o grau de risco quatro, ou seja, as que possuem a maior probabilidade de acontecer algum desastre’’, informou.

A colocação de lonas está sendo realizada através do cadastro de moradores. No momento do cadastro, a Defesa Civil recolhe os dados da residência e os dados da encosta, como sua largura e altura. “Depois de ser efetuada a avaliação, uma equipe operacional da Defesa Civil vai ao local colocar a lona. Esses cadastros são importantes porque nós ficamos com os dados dos moradores arquivados e, diante de uma solicitação ou informação de perigo, passamos as devidas orientações’’, informou Ana Sandra.

Mais sobre Defesa Social

Condutores das novas viaturas da segurança pública recebem curso de capacitação

Prefeitura entrega 17 novas viaturas para reforçar a segurança pública do Cabo
access_time10-07-2020