CRAS na Folia contagia foliões de todas as idades no Cabo de Santo Agostinho
access_time21-02-2020

Por Cristhiane Arantes
Fotos: João Barbosa

O CRAS na Folia contagiou a todos com muito frevo a Avenida Historiador Pereira da Costa, nessa quinta-feira (20). O bloco carnavalesco trouxe em suas alas o grupo de Frevo Inclusão, que abriu a programação, acompanhado pela orquestra de frevo Instrutores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bloco Lírico e Maracatu , ambos da Pessoa Idosa. Criado pela Secretaria Municipal de Programas Sociais, o CRAS na Folia representa a culminância de várias atividades e tem o objetivo de proporcionar para as famílias, pessoas idosas e pessoa com deficiência, um espaço de entretenimento e inclusão social.

Um camarote da acessibilidade foi montado no local para receber cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. Como toda festa de momo que se preza, o CRAS na Folia teve a presença do Rei e a Rainha do Carnaval Cabense - Lílian Santos e Alisson Nascimento - que mostraram muito frevo no pé. O Maestro Spock e convidados subiu ao palco por volta das 19h30 animando os foliões ao som de frevo e marchinhas de Carnaval.

Vilma Ribeiro, mãe de Emanuely Maria de 23 anos que tem deficiência intelectual, falou da alegria que ela sentiu em participar do festejo. “ Ela fica em êxtase quando começa os ensaios. Dá um trabalho enorme conter a ansiedade dela”, declarou. “É muito gratificante ver o sorriso e a alegria da minha filha”.

A festa contou com a participação de entidades como Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDEPI), da primeira dama do município Polyana Pessoa, do grupo Idosas em ação, Pedra da Pimenta de Juçaral, Valente de Mercês, além da Associação de Aposentados e Pensionistas do Cabo.

Todos esses grupos são formados pelos usuários que participam das atividades dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS do município. Esse evento representa a culminância de várias atividades e tem o objetivo de proporcionar para as famílias, pessoas idosas e com algum tipo de deficiência um espaço de entretenimento.

Para a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, o momento era de gratidão, “Estou muito feliz, o carnaval de Programas Sociais é para todos, nessa edição do CRAS na Folia enfatizamos a questão da inclusão social, no intuito de mostrar para toda sociedade cabense que essa gestão é inclusiva. Agradeço ao prefeito Lula Cabral pelo apoio e por nos permitir realizar essa festa tão bonita”.

A Deputada Fabíola Cabral também esteve presente e parabenizou a Secretária Edna Gomes, pela terceira edição do CRAS na Folia, que segundo ela, leva uma mensagem de respeito e garantia de diversão a todos.

Mais sobre Social

Campanha “Ajuda Cabo” entrega Kits alimentação para mototaxistas e barraqueiros
access_time29-05-2020

Pessoas com deficiência recebem kits de alimentação e higiene