Vacina de febre amarela fará parte do calendário vacinal do Cabo
access_time02-03-2020

Por Beatriz Lima

O Cabo de Santo Agostinho inicia nesta segunda-feira (02/03) a aplicação da vacina contra a febre amarela na rotina das Unidades de Saúde da Família. A imunização passa a integrar o calendário vacinal e é recomendada para o público de 9 meses a 59 anos.

Antes só recebiam a vacina pessoas que fossem viajar para áreas endêmicas. Com o avanço de registros de casos de febre amarela no País, o Ministério da Saúde recomenda que a vacina seja aplicada a partir dos 9 meses de idade.

Quem nunca foi imunizado contra a doença ou não tem comprovante de vacinação deve comparecer a uma USF. A vacina é contraindicada para pessoas com doenças autoimunes, em tratamento com quimioterapia/radioterapia e gestantes. Para pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o serviço de saúde deverá avaliar a necessidade da imunização.

Febre amarela- É uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Seus sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza.

Mais sobre Saúde

O Hospital Infantil do Cabo adapta leitos para pacientes com Covid-19
access_time10-04-2020

Cabo inicia construção de hospital de campanha na Praça 9 de Julho