Atividades nos CRAS do município do Cabo celebram o Mês da Mulher
access_time12-03-2020

Por Cristhiane Arantes
Fotos: João Barbosa

O mês de março é reservado para a comemoração da luta pela igualdade das mulheres. Por isso, durante todo o mês, os CRAS do município estarão com várias atividades voltadas para a conscientização do combate a violência contra a mulher. Rodas de diálogos, palestras além de momentos agradáveis fazem parte da programação.

Nesta quinta-feira (13/03) gestantes do Centro de Referência e Assistência Social da Vila Roca participaram de uma roda de diálogo promovida pela Secretaria Executiva da Mulher. A assistente social do Centro de Referência Maria Purcina, Rejane Santos, iniciou o papo falando de violência obstétrica.

A violência obstétrica é aquela que acontece no momento da gestação, parto, nascimento e/ou pós-parto, inclusive no atendimento ao abortamento. Pode ser física, psicológica, verbal, simbólica e/ou sexual, além de negligência, discriminação e/ou condutas excessivas ou desnecessárias ou desaconselhadas, muitas vezes prejudiciais e sem embasamento em evidências científicas.

Essas práticas submetem mulheres a normas e rotinas rígidas e muitas vezes desnecessárias, que não respeitam os seus corpos e os seus ritmos naturais e as impedem de exercer seu protagonismo. Cerca de 20 mulheres estiveram presente e foram recebidas com lembrancinhas que faziam referência ao 8 de Março.

Mais sobre Social

Famílias cadastradas nos CRAS do município recebem cesta básica emergencial
access_time01-04-2020

Programas Sociais intensifica atendimento à população em situação de rua