Prefeitura do Cabo adota medidas de prevenção contra o coronavírus
access_time16-03-2020

Por Ana Cristina Lima
Foto: João Barbosa

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, se reuniu com o secretariado na tarde deste domingo (15) para discutir medidas preventivas contra o Covid-19 no município. O presidente da Câmara de Vereadores, Neto da Farmácia, também participou da reunião. Cumprindo o que determina o Decreto Estadual, ficam proibidos eventos mais de 500 pessoas. Além disso, o Prefeitura irá suspender a partir de amanhã (16) o uso do ponto eletrônico nas repartições municipais e servidores com mais de 60 anos vão poder solicitar a antecipação das férias.

Ao todo foram estabelecidas 11 medidas que começam a valer a partir de amanhã. “Até o momento não houve registros de casos no Cabo, mesmo assim precisamos ter a responsabilidade de adotar ações e orientar a população sobre a doença”, disse o prefeito. Na reunião, foi criado o grupo de monitoramento para acompanhar a situação do município.

As escolas não tiveram as aulas suspensas, mas a Secretaria de Educação vai orientar os estudantes do EJAI (Ensino de Jovens, Adultos e Idosos) com mais de 60 anos e pessoas com deficiência a ficarem em casa. De acordo com a secretária Fátima Almeida, os estudantes nessa faixa etária não precisam se preocupar, pois não serão prejudicados. “O mais importante é a segurança desse público”, disse.

Ficam suspensas viagens à serviço de servidores municipais para outros estados e fora do país. Alguns eventos programados pela Prefeitura também foram suspensos, a exemplo da Semana do Consumidor e da Semana do Artesão, programada para iniciar amanhã (16). Uma nova data será marcada. Também vale para as encenações da Paixão de Cristo, que ocorre em Gaibu, Pontezinha e Ponte dos Carvalhos. Elas serão transferidas para o mês de setembro, seguindo o que foi adotado pelo Estado.

As férias de servidores da Saúde, Secretaria de Defesa Social e de funcionários do Controle Urbano também serão suspensas neste período. A Prefeitura também adotará o monitoramento de turistas estrangeiros na cidade, por meio das pousadas e hotéis, obtendo informações sobre o país de origem, data de chegada e saída. “Será apenas acompanhamento e não proibição de pessoas ou grupos estrangeiros na cidade”, esclarece o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha. Nas escolas municipais serão adotadas medidas de higienização para alunos e funcionários, com o uso de álcool em gel.

SAÚDE – A Secretaria Municipal de Saúde inicia amanhã (16) um treinamento com os profissionais de saúde da rede, no intuito de orientar e tirar dúvidas sobre o manejo clínico de pacientes que venham a surgir com suspeitas de coronavírus. E no dia 18, o treinamento será com as equipes do Samu Cabo, no sentido de orientar em relação ao transporte de pacientes.

O órgão começou na última semana, uma campanha educativa para orientar a população sobre a doença e a importância da higienização como principal forma de prevenção. “É importante que todos sigam as orientações, realizando a higienização das mãos com água e sabão com mais frequência por pelo menos 20 segundos, utilização de álcool gel (se houver), evitar contatos físicos ao cumprimentar (aperto de mão e beijo no rosto), entre outras ações”, destaca a secretária Juliana Vieira. A Prefeitura vai distribuir 40 mil panfletos com todas as orientações sobre a doença.

VEJA AS MEDIDAS PREVENTIVAS ADOTADAS PELA PREFEITURA DO CABO:

1 – Fica proibida a realização de eventos particulares ou promovidos por órgãos públicos com mais de 500 pessoas;
2 – Estão suspensas a realização da Semana do Artesão, Semana do Consumidor, Dia Municipal do Rock e a Paixão de Cristo que acontece em Gaibu, Pontezinha e Ponte dos Carvalhos;
3 – Está suspensa a necessidade do ponto eletrônico nas repartições públicas municipais, como forma de prevenir contaminação;
4 – Viagens de servidores municipais à serviço para outros estados e fora do País também estão suspensas;
5 – Servidores da Saúde, Secretaria de Defesa Social e funcionários do Controle Urbanos com férias para abril, terão as mesmas adiadas por tempo ainda não determinado;
6 – Estudantes idosos e deficientes físicos da rede municipal de ensino, por precaução, não devem comparecer às aulas até que haja a liberação;
7 – Servidores com mais de 60 anos vão poder solicitar férias antecipadas;
8 - Escolas da rede municipal de ensino adotarão medidas diárias de higienização para estudantes e funcionários;
9 – Treinamento dos profissionais da média complexidade e atenção básica sobre manejo clínico de pacientes com suspeitas de coronavírus;
10 – Treinamento das equipes do Samu quanto ao transporte de pacientes com coronavírus;
11 – Distribuição de 40 mil panfletos com orientações sobre a doença para a população.

Mais sobre Governo

Lula Cabral anuncia construção de hospital de campanha com 120 leitos para casos de covid-19 no Cabo
access_time02-04-2020

Cabo registra primeiro caso de coronavírus