Cabo declara situação de emergência e estabelece medidas restritivas
access_time20-03-2020

Por Ana Cristina Lima
Foto: Arquivo

No Cabo de Santo Agostinho foi declarado situação de emergência na saúde pública. O Decreto Municipal nº 1.876 de 20 de março de 2020, estabelece medidas restritivas por 180 dias para os estabelecimentos comerciais, hospitais, feiras, cinemas, academias e repartições públicas municipais. O decreto também instalou o comitê técnico de contingenciamento do Covid-19 composto por todas as Secretarias, com reuniões diárias, com o intuito de deliberar medidas sanitárias e ações para o enfrentamento da crise.

“Não há outra forma de evitar a disseminação da doença senão o isolamento social. Faço um apelo à população para que colabore, ficando em casa. Com a ajuda de todos conseguiremos superar este que é um dos momentos mais difíceis já enfrentado em nosso país”, declarou Lula Cabral.
Algumas medidas começaram a valer já nesta sexta-feira (20). As repartições públicas municipais e autarquias passaram a funcionar das 8h às 14h. Também ficou estabelecido um sistema de rodízio entre os servidores e o expediente home office para os que se incluem no público de risco, como gestantes e pessoas com mais de 60 anos.

Os prazos para retirada de licenciamento e processos administrativos ficam suspensos até o dia 30 de abril.

No período de 21 de março a 05 de abril estão suspensos todos os eventos públicos de qualquer natureza. Visitação em hospitais a pacientes internados e a presença de acompanhante no pronto atendimento, exceto em casos garantidos por lei.
Também, seguindo o que foi estabelecido pelo Governo Estadual, foram suspensas as atividades em cinemas, clubes, academias, clínicas e consultórios odontológicos (funcionam urgência e emergência odontológica) clínicas e centros de estética, bares noturnos, teatros, Shopping Costa Dourada, entre outros.

As medidas restritivas servem para o funcionamento dos velórios. A recomendação é de que seja limitado a 10 pessoas por sala.
Estão de fora das restrições os estabelecimentos médicos, farmácias, clínicas de psicologia, laboratórios de análise, revendedores de gás de cozinha, postos de combustíveis, supermercados e serviços de entrega em domicílio.

Mais sobre Governo

Lula Cabral anuncia construção de hospital de campanha com 120 leitos para casos de covid-19 no Cabo
access_time02-04-2020

Cabo registra primeiro caso de coronavírus