SDS do Cabo e 18º Batalhão da PM realizam ação preventiva de combate ao Covid-19 nas praias
access_time23-03-2020

Por Cristhiane Arantes
Fotos: Jakson Costa

O 18º Batalhão da Policia Militar e a Secretaria de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho realizaram ação educativa em cumprimento ao Decreto estadual que suspende o comércio de praia e impede a aglomeração de pessoas. A determinação começou a valer a partir deste sábado (21) em todo o Estado.

No Cabo, a ação teve início na praia de Gaibu. Equipes da PM, Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal orientaram banhistas, ambulantes e barraqueiros a deixarem o local. O sargento Nóbrega do 18º Batalhão destacou que a finalidade é de prevenir contra a contaminação pelo novo vírus COVID-19, e ressaltou a importância da população cabense atender ao Decreto do Governo do Estado. “ Estaremos aqui fazendo uso do artigo 268 que fala da desobediência. É a ele que vamos nos apegar. O momento é de obedecer”.

O comandante da Guarda Municipal do Cabo, Paulo Farias, responsável por coordenar as equipes da SDS municipal, disse que a ação segue neste domingo (22) em todo litoral. Ele pediu que a população coopere nesse momento difícil, evitando aglomerações.

Outra medida adotada foi a criação de barreiras em locais de acesso às praias, realizadas pelas equipes de fiscalização de Trânsito do município. Carros com mais de 8 pessoas que estão visitando o litoral foram orientados a retornarem para suas casas. “O objetivo é que tenhamos o mínimo de pessoas expostas e aglomeradas, por isso, se faz necessário todo empenho”, destacou gerente de Trânsito, Djalma Neto. Os bloqueios aconteceram no trevo da entrada da praia de Enseada dos Corais, Paiva e na PE-28.

Às 6h da manhã, uma equipe de salvamento aquático da Defesa Civil esteve nas orlas de Gaibu,, Calhetas, Itapuama, Paiva e Suape, passando as primeiras orientações as pessoas que estavam chegando e aos barraqueiros. Alguns que insistiram em montar barracas foram orientados a deixarem o local sob risco de medidas mais enérgicas. A equipe ficará no local fiscalizando durante todo o final de semana em horários alternados.

Três fiscais designados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo foi a bares, restaurantes e pousadas orientando os turistas que já estão no litoral a não se aglomerarem e evitar o banho de mar.

Mais sobre Defesa Social

Prefeitura do Cabo altera trânsito no bairro da Cohab
access_time27-04-2020

Defesa Civil registra ocorrência em Ponte dos Carvalhos