Agentes de Saúde vão até às residências dos idosos para vacinar
access_time23-03-2020

Por Ana Cristina Lima
Fotos: Jakson Costa

No Cabo de Santo Agostinho, muitos idosos estão recebendo a vacinação em casa. A medida foi adotada pela Prefeitura para evitar que haja grande procura desse público às Unidades de Saúde durante a campanha de vacinação contra gripe Influenza, que começou nesta segunda-feira (23).

Foi o caso de Josefa Maria da Silva, 72 anos, e o marido Bartolomeu Paulino da Silva, 74, moradores do bairro da Cohab. “Estou desde terça-feira sem ir trabalhar. Tenho um pequeno comércio. Não estou gostando de ficar em casa, mas é preciso”, disse ela. A filha deles, Andreia Maria da Silva, elogiou a iniciativa. “Mesmo porque tá sendo muito difícil mantê-los em casa. E essa é mais uma maneira de protege-los”, ressaltou.

A Secretaria de Saúde disponibilizou o número 0800.2815512 para que idosos com dificuldade de locomoção, deficiência física, acamados ou aqueles moradores de áreas descobertas possam receber o atendimento vacinal no domicílio. Para isso é necessário informar o nome, endereço e idade.

As USFs também se prepararam para oferecer o atendimento especial ao público com mais de 60 anos. Aqueles que preferiram ir, estavam sendo orientados a manter distância mínima recomendada, e a entrada foi limitada a 3 pessoas por vez. “Acho muito bom esse cuidado em manter a distância pra evitar riscos. Eu me sinto bem e decidi vim logo me vacinar, pois o mais importante e garantir a saúde nesse momento em que vivemos”, falou Antônio Manoel dos Santos, 64 anos.

No Centro de Especialidades Vicente Mendes, no bairro da Cohab, e o Centro de Saúde Manoel Gomes, no centro do Cabo foram montadas estruturas externas para o atendimento. Os idosos estão sendo colocados em filas com aproximadamente 1,5 metros de distância entre eles. Nessas unidades o serviço se estende a população com mais de 60 anos que mora em áreas descobertas.

A secretária Municipal de Saúde, Juliana Vieira, explica que a Prefeitura contratou técnicos de saúde para reforçar o atendimento durante a Campanha contra gripe Influenza.

CAMPANHA - A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe Influenza acontecerá em três fases: a primeira, de 23 março a 14 de abril para idosos com mais de 60 anos e profissionais de Saúde. A segunda fase, de 16 de abril a 8 de maio, atendendo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos privado de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

No dia 9 de maio – dia “D” da campanha – a vacinação será para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos privado de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

Mais sobre Saúde

O Hospital Infantil do Cabo adapta leitos para pacientes com Covid-19
access_time10-04-2020

Cabo inicia construção de hospital de campanha na Praça 9 de Julho