Programas Sociais intensifica atendimento à população em situação de rua
access_time31-03-2020

Fotos: Ivan Melo

A Secretaria Municipal de Programas Sociais intensificou o atendimento à população em situação de rua no município. As ações objetivaram conscientizar o público mais vulnerável, e dirimir os impactos causados pelo contágio do coronavírus. O público abordado, em sua maioria ,são oriundos das cidades circunvizinhas e outros estados.

Durante o mês de março , a equipe de Abordagem Social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) monitorou de forma incisiva às ruas do Cabo de Santo Agostinho, prestando o atendimento e orientação a este público, diariamente.

Usuários identificados com problemas de saúde foram encaminhados para avaliação médica na rede municipal. Os que possuíam vínculos fortalecidos retornaram ao convívio familiar, sendo inseridos em programas sociais do município, garantindo o que preconiza a LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social em seu artigo 1º - que prevê a garantia dos mínimos sociais. Os que apresentaram vínculos fragilizados ou rompidos foram encaminhados para acolhimento institucional como forma de mitigar a situação em que estavam expostos.

“O acolhimento dos que vivem em situação de rua é fundamental neste momento em que vivemos. São pessoas que precisam de toda atenção e cuidados, pois na rua estão expostos ao contágio do Covid-19”, disse a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes.

LEITE- A secretaria de Programas Sociais, responsável por serviços e programas socioassistenciais no município, vem garantindo o atendimento aos idosos do Programa “Leite de Todos”. A distribuição permanece às terças e quintas-feiras e atende 240 famílias em vulnerabilidade social.

A secretária Edna Gomes explica que com a pandemia do corona vírus, os idosos estão tendo uma atenção especial. “ A equipe de segurança alimentar e nutricional estão entregando em domicílio, mantendo todo cuidado e precaução da quarentena”, diz.

A entrega do leite nos CRAS só é permitida com a apresentação de um documento de identificação do idoso beneficiário.

Mais sobre Coronavírus

Prefeitura do Cabo realiza ação de testagem rápida para identificar Covid-19
access_time29-05-2020

Prefeitura do Cabo fará abertura gradativa do comércio a partir do dia 4 de junho