Lula Cabral anuncia construção de hospital de campanha com 120 leitos para casos de covid-19 no Cabo
access_time02-04-2020

Por Ana Cristina Lima
Foto: Gilberto Crispim

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, anunciou no final da tarde desta quinta-feira (02/04), que serão construídos no município dois hospitais de campanha para reforçar o combate ao novo coronavírus. A decisão foi tomada durante reunião com o Comitê de combate ao covid-19, que ocorreu no Centro Administrativo Municipal (Cam 1) - Torrinha.

A Praça 9 de Julho é um dos locais que vai abrigar a estrutura do hospital, que terá capacidade para 90 leitos. O segundo será no estádio Gibão, em Ponte dos Carvalhos, com 30 leitos. "Teremos disponíveis 120 leitos nesses hospitais para atendimento de possíveis pacientes com covid-19 da nossa cidade. E além disso, contribuir com o esforço que faz o governo do Estado no enfrentamento desta pandemia", declarou Lula Cabral.

"Mesmo diante da grande dificuldade financeira enfrentada pelos municípios, esse é um compromisso da nossa gestão com a saúde da população cabense”, completou o prefeito.

A construção dever iniciar ainda neste sábado (4). Desde o anúncio de casos em Pernambuco, o Cabo de Santo Agostinho tem buscado adotar medidas preventivas a expansão do coronavírus no município. Foi estabelecido o Comitê de monitoramento e adotada ações de enfrentamento.

O município tem feito a higienização de áreas públicas como praças, calçadas, mercados públicos e área externa dos hospitais. Duas ambulâncias do Samu foram disponibilizadas, exclusivamente, para o transporte de pacientes graves. Os profissionais que atende nos hospitais e unidades de saúde receberam treinamento para os casos de covid-19.

No campo da assistência social, o município tem garantido a entrega de leite e cestas básicas no domicílio para os beneficiários idosos. O mesmo tem sido feito para a vacinação de quem tem mais de 60 anos. Além disso o município também disponibilizou 32 mil kits de alimentação em substituição a merenda escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

"Temos massificado a informação por meio de campanhas educativas e orientações, no sentido de obter a colaboração de todos nesta luta que é mundial. Vamos vencer mais este desafio na nossa cidade", declarou Lula Cabral.

Mais sobre Hospital de Campanha

Dois pacientes internados no Hospital de Campanha Ricardo Brennand, no Cabo, recebem alta
access_time28-05-2020

Hospital de Campanha Ricardo Brennand, no Cabo, começa a funcionar nesta quinta-feira (21)