Prefeitura do Cabo doa 11 toneladas de material orgânico para reflorestamento da Mata do Zumbi
access_time20-05-2020

Por Caio Rodrigues
Fotos: Divulgação

A Prefeitura do Cabo, através da Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos e da Secretaria de Limpeza Pública, doou 11 toneladas de material orgânico triturado para ser utilizado no projeto ambiental de reflorestamento realizado na área da Mata do Zumbi, um dos três parques estaduais com bioma de Mata Atlântica de Pernambuco.

A empresa Sousa Barros será a responsável pelo reflorestamento. Na ocasião, a Prefeitura disponibilizou duas caçambas cheias de resíduos de podas, sendo uma com 5,970 toneladas e outra com 5,140 toneladas, totalizando um pouco mais de 11 toneladas. Será realizado o plantio de 7.450 mudas em uma área de 4,47 hectares da Mata do Zumbi. As ações já foram iniciadas.

De acordo com o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Raimundo Sousa, os resíduos de podas são compostados e armazenados no aterro controlado da Pista Preta, no Cabo, para, posteriormente, ser doado como insumo para agricultores ou para o reflorestamento. O aterro controlado do Cabo fica localizado no final da Avenida Refibrás, no Distrito Industrial da AD-DIPER.
‘’A Prefeitura aplica técnicas para estimular a decomposição de materiais orgânicos e sempre dá um destino ambientalmente correto a esses resíduos. Desta vez, ele será usado para restauração do bioma da Mata do Zumbi e utilizado como adubo orgânico para a realização do plantio das mudas’’, explicou o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Raimundo Sousa.

O Parque Estadual Mata do Zumbi possui uma área total de 292,4 hectares e foi titulado como reserva ecológica em 1987, através da Lei nº 9.989/87 e sendo recategorizado como parque estadual em 2011, pela Lei nº 14.324/11, com fins à adequação dessa área às categorias protegidas pela lei nº 13.787/09, a qual institui o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC).

Mais sobre Serviços Públicos

Vila Claudete, Mercês e Itapuama são os novos bairros 100% LED
access_time14-05-2020

Prefeitura realiza higienização de espaços e equipamentos públicos