Auto de Natal de crianças assistidas por Programas Sociais encanta público no Centro da cidade
access_time09-12-2019

Por Amanda Falcão
Fotos: Ivan Melo

Com a participação de 60 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e da orquestra Alegria Crianças do Cabo, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Programas Sociais, realizou, no final da tarde desta sexta-feira (06/12), o Auto de Natal, na Praça do Jacaré - Centro.

O espetáculo contou a história do menino Jesus de forma adaptada para a cultura nordestina com direito a pastoril e bumba meu boi, encenada pelos pequenos. O evento é fruto do trabalho de arte e cultura desenvolvido pelo Serviço esse ano, com a realização de atividades socioeducativas, utilizando a dança e o teatro com a força da expressão corporal. “Nada melhor do que um evento como esse, uma confraternização natalina, para celebrar e reconhecer o trabalho realizado pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos, no acolhimento das crianças e jovens, destacou a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes.

Marleide Maria do Nascimento, conta como a SCVF tem modificado a vida do seu neto de 12 anos. “Quando entrou na orquestra Alegria Crianças do Cabo ficou mais doce, tranquilo, hoje ele tem amigos, adora participar dos ensaios e apresentações, se sente muito orgulhoso por ter aprendido a tocar bateria, e eu fico muito tranquila em saber que ele não está ocioso na rua, e vem melhorando cada dia mais” afirma.

Edna Gomes, destacou o caráter pedagógico do evento. “É a culminância de todo trabalho que foi executado pelo SCFV, onde esses jovens estão colocando em prática as habilidades artísticas desenvolvidas ao longo do ano, além é claro de conhecer a cultura popular do nosso nordeste”, disse.

SCFV – É um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias. O serviço é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. O serviço é ofertado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Mais sobre Social

Programas Sociais capacita profissionais para atendimento especializado ao público LGBT
access_time16-01-2020

Campanha “Violência contra a Mulher não dá Frutos” chega a zona rural do Cabo