Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

Operação especial de fiscalização foi efetuada no retorno do comércio
access_time15-06-2020

Por Wesley Silvali
Fotos: Jakson Costa

Cumprindo o Decreto Municipal nº 1.907, o comércio do Cabo de Santo Agostinho teve suas atividades retomadas na manhã desta segunda-feira (15). Em razão disso, uma grande operação de fiscalização e orientação foi montada nos pontos de vendas do Centro e em Ponte dos Carvalhos. A operação foi conduzida em uma força-tarefa que contou com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde, Planejamento, Defesa Social e o Procon.

Advogado do Procon, Marcelo Soares explicou tudo que foi planejado e efetuado durante o dia de hoje. “Levamos equipes ao Centro do Cabo e em Ponte dos Carvalhos. Nosso sentido foi em cumprimento do Decreto Municipal que retoma as atividades do comércio e do distanciamento social de uma pessoa para outra no atendimento. Enfatizamos, ao mesmo tempo, as normas que devem ser seguidas nos estabelecimentos e o risco de multa ou até fechamento, caso não forem cumpridas”.

Tanto no Centro quanto em Ponte dos Carvalhos, fiscais do Controle Urbano encontravam-se espalhados, distribuindo máscaras à população. Também agentes do Procon e da Vigilância de Saúde faziam uma fiscalização mais abrangente e comunicativa, passando por cada loja e falando com seus atendentes. O intuito inicial, como explicou a fiscal do Procon Rebeca Monteiro, que esteve no Centro, é o da prevenção.

“Estamos orientando os comerciantes a seguirem os protocolos estabelecidos, de uma forma que se responsabilizem garantindo uma segurança aos seus funcionários e aos consumidores. Falamos sobre a necessidade da distribuição do álcool em gel, da proibição do não uso de máscaras e da quantidade do controle dentro dos estabelecimentos. Isso tudo em ação conjunta com a Vigilância de Saúde, que orienta sobre as higienizações de superfícies, cuidados com a máscara. Hoje é educativo, mas a partir de amanhã, o estabelecimento que não seguir com as normas orientadas, será notificado.”

Presente na ação, a Superintendência de Controle Urbano ficou responsável por organizar o comércio individual, feito por ambulantes. Para certificar que tudo corresse dentro de um cenário ideal, uma estrutura foi montada na Rua da Linha, onde cada ambulante pôde preencher um cadastro com os ficais para fixarem seus pontos dentro de um espaço estudado e determinado.

“Pensando na população e no comércio informal ao meio dessa pandemia, redistribuímos o comércio de ambulantes aqui na Rua da Linha. Criamos três corredores com distanciamento de dois metros entre as carroças e com a distância de quatro metros em cada um dos corredores. Tiramos as aglomerações nas frentes dos mercados e nos corredores principais da cidade e concentramos tudo aqui, tomando todas as medidas de segurança. Também cadastramos as informações de cada ambulante para marcarem seus pontos de forma fixa ”, comentou o coordenador do Controle Urbano, Ronaldo Pereira.

Em Ponte dos Carvalhos, todo o processo foi igual ao do Centro. Com acompanhamento do Procon e da Vigilância de Saúde . “Estamos entregando máscaras e informando as pessoas a necessidade de tomar cuidado, alertando sobre os procedimentos que devem ser tomados. Dentro do possível, estão todos se esforçando e agindo de modo correto”, comentou o agente de saúde Joseildo Alves.

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, falou sobre o engajamento mútuo que foi envolvido entre às Secretarias da Prefeitura na volta do comércio. “Mobilizamos todas as Secretarias para o retorno das atividades econômicas na cidade. Estruturamos um esquema de segurança e orientação para que todos tenham êxito nessa operação. É um esforço necessário para garantir manutenção de empregos e sobrevivência das pessoas que dependem do setor”.

Mais sobre Coronavírus

Prefeitura realiza ação educativa na praia de Gaibu para orientar sobre decreto que libera banho de mar

Cabo adquire testes de RT-PCR para diagnosticar Covid-19 em pacientes
access_time02-07-2020