Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

Operação é montada pela Prefeitura do Cabo para fiscalizar reabertura das Praias
access_time23-06-2020

Por Wesley Silvali
Fotos: Gilberto Crispim

A manhã desta terça-feira (23) foi marcada por uma ação da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho para fiscalizar a reabertura das praias no município, cumprindo o Decreto Municipal nº1.916. Comandada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a força-tarefa uniu também as Secretarias de Meio Ambiente, Controle Urbano, Defesa Social e Civil do Cabo, Saúde, além da Polícia Militar e o Procon Municipal.

Hoje (23) pela manhã havia poucas pessoas nas praias, fazendo caminhada e tomando sol. Com caráter informativo, a fiscalização percorreu as praias de Gaibu, Enseadas dos Corais e Suape, contando com cerca de 30 pessoas, entre secretários, coordenadores, agentes e fiscais. Assim como na reabertura do comércio, máscaras foram entregues e houve orientações por parte dos agentes da Prefeitura aos frequentadores encontrados nas praias. Houve explicações didáticas sobre as pautas do decreto, que proíbe o banho, aglomerações, e visa apenas atividades físicas individuais.

“Essa reabertura das atividades nas praias, nos parques e nas praças visa, principalmente, garantir que as pessoas pratiquem esportes e cuidem da saúde. Nesse primeiro momento, não teremos uma liberação em massa das atividades econômicas, mas já viemos fazer uma orientação aos consumidores e banhistas sobre os cuidados individuais que devem ser tomados, em um cenário de preparação para o momento da retomada total”, comentou Moshe Caminha, Secretário de Desenvolvimento Econômico, que esteve presente durante toda a fiscalização.

Também presente estava o superintendente de Controle Urbano, José Félix Júnior. Tomando a palavra, ele separou as equipes de fiscalização e explicou de forma detalhada o intuito da ação, visando, novamente, o sentido da conscientização social. “Nós do controle urbano viemos compor esse esforço operacional coletivo fazendo valer o decreto do município nesse início de reabertura da orla marítima do Cabo, que é muito extensa e necessita dessa fiscalização preventiva que oriente à população as condutas corretas em relação ao combate do contágio da Covid-19”.

Gerente da Defesa Civil Municipal, Ana Sandra de Arruda Carneiro Leão, abordou sobre os cuidados tomados pelos postos de guardas, que devem alertar os usuários das praias sob as limitações que ainda são vigentes. “Se as pessoas tomarem banho de mar e acontecer um afogamento vai expor nossa equipe, já que uma pessoa que se afoga emite secreções. O socorrista não poderá fazer um atendimento tão próximo como o de costume, como o de respiração boca a boca, por exemplo”.

Incumbido de acompanhar todo esse início de processo de reabertura, membros da Guarda Municipal estiveram na ação. Serão eles que passarão a notificar imprudências possíveis que possam acontecer, caso as orientações prévias sejam ignoradas. “Estaremos atentos a tudo, primeiro tentando precaver, e depois tomando as medidas devidas, caso as orientações não sejam seguidas. O decreto impede as pessoas de aglomerações e de tomarem banho dentro da praia, e nossa disponibilização é para que isso seja cumprido”, disse Marcos Nascimento, Inspetor da Guarda.

Por fim e dando uma geral sobre os cuidados que cada pessoa deve tomar, agentes de saúde da Vigilância Sanitária voltaram a tecer a importância dos itens de segurança individual. “Estamos novamente aqui orientando sobre o uso de máscaras, álcool em gel e espaçamento de uma pessoa para outra nos estabelecimentos. O intuito é que a população sinta-se segura e tudo caminha de uma forma única de cuidado e respeito ao próximo”, emendou Ricardo Nascimento, gerente da Vigilância em Saúde.

Mais sobre Coronavírus

Prefeitura realiza ação educativa na praia de Gaibu para orientar sobre decreto que libera banho de mar

Cabo adquire testes de RT-PCR para diagnosticar Covid-19 em pacientes
access_time02-07-2020