Emoção tomou conta na chegada dos intercambistas do Canadá
access_time10-12-2019

Por Ana Cristina Lima

A emoção tomou conta dos familiares que foram ontem (9/12) até o Aeroporto Internacional dos Guararapes recepcionar os intercambistas do Canadá. “A sensação é de que estou recebendo meu filho como na primeira vez que ele nasceu”, disse Juliana Brito, mãe de Júlio César Brito.

“Foram dois meses incríveis, conhecendo nova cultura, fazendo novos amigos. Eu pretendo voltar para o Canadá e da próxima vez, para fazer universidade”, disse Júlio César, depois de festejar com os pais à volta para casa.

Quarenta e cinco estudantes da rede municipal de ensino participaram do programa de intercâmbio “Do Cabo para o Mundo”. Eles passaram dois meses na Argentina e Canadá. As médias de avaliação obtidas nas escolas canadenses e argentinas serão aproveitadas. No entanto, os estudantes terão que fazer uma apresentação sobre o que aprenderam, para uma banca escolar. A experiência cultural é que vai complementar a nota de conclusão do ano letivo.

Junto com os estudantes vieram o vice-ministro da Província de New Brunswick ( cargo que no Brasil equivale a Secretário de Educação), John Mc Laughin; Diretor Internacional do Programa de Intercâmbio Bruce Mac Donald. Eles e o presidente da Fundeic Argentina, Marcelo Cuestas vão se reunir com o prefeito Lula Cabral, na próxima sexta-feira.

“O objetivo desse encontro é discutir sobre a continuidade do intercâmbio para 2020. Também fazer uma avaliação do projeto Do Cabo para o Mundo”, disse a secretária Municipal de Educação, Fátima Almeida. Segundo ela, a experiência superou às expectativas. “Garantir aos estudantes da rede municipal de ensino a vivência da língua estrangeira, por meio de um intercâmbio internacional, com toda certeza contribuiu para o desenvolvimento pessoal e escolar”, concluiu Fátima.

PROGRAMA - O Cabo de Santo Agostinho é o primeiro município da Região Metropolitana a contar com um programa municipal de intercâmbio estudantil. Os alunos do programa “Do Cabo para o Mundo” passaram por um processo seletivo em 2018 e participaram de cursos intensivos de Espanhol e Inglês no Núcleo de Línguas municipal, além de aulas com professores argentinos e canadenses, com o objetivo de treinar conversação e aprender sobre a cultura dos dois países.

Mais sobre Educação

Faculdade de Ciências Humanas do Cabo oferta novas opções de pós-graduação
access_time09-01-2020

Prefeito Lula Cabral da posse aos novos dirigentes e coordenadores escolares