Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

Prefeitura do Cabo divulga resultado da pesquisa sobre os impactos da pandemia na economia local
access_time29-06-2020



Wesley Silvali


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, divulgou os resultados da pesquisa sobre os Impactos Econômicos da Pandemia do novo Coronavírus nos principais ramos de atividades. Ao todo, 76 estabelecimentos de grande, médio e pequeno porte responderam às questões que serviram como objeto de análise.

“Essa pesquisa foi feita para podermos diagnosticar as principais dificuldades que as empresas estão atravessando durante o processo de pandemia. Agora, iremos intensificar o nosso diálogo principalmente com as instituições financeiras, para que possam ofertar produtos sustentáveis pela manutenção dos empregos e dos negócios na cidade, além de algumas outras providências”, relatou Moshe Caminha, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

RESULTADOS - Dos responsáveis pelos estabelecimentos que responderam à pesquisa, 68,4% definiram seu negócio como pequeno, 27,6% como médio, e 4% como grande. Dentre os quais, 50% categorizados como instituição de comércio, 48,7% de serviços, enquanto o setor de indústria ocupou 1,3%.

Juntas, foram ao ponto chave de interesse pesquisado – os efeitos da pandemia do Coronavírus. Para 81,6%, seus negócios foram atingidos negativamente, enquanto 18,4% não tiveram impactos ou até foram impactados positivamente.

Perante o difícil cenário, a maioria das empresas conseguiu manter todo seu quadro de funcionários, correspondendo a 39,5% do estudo; 36,8% utilizou o recurso da MP 936 (que permite redução de salários e suspensão do contrato de trabalho), 34,2% teve corte parcial do quadro e 17,1% viu-se na necessidade de fazer demissão massiva, demitindo a maioria dos empregados.
Lembrando que as perguntas acima foram de múltipla escolha e podendo ter mais de uma resposta. Sobre o futuro das empresas, 85,5% dos entrevistados acreditam que irão conseguir mantê-las depois da pandemia.

Bastante ampla, a pesquisa também evidenciou a variação do percentual de vendas em relação aos meses de pandemia com o mesmo período do ano anterior. O percentual de retração do faturamento para mais da metade das empresas ficou entre 25% e 75%. Foi consultado, igualmente, como as empresas lidaram com os pagamentos das despesas regulares (tributos, fornecedores, salários, energia elétrica, aluguel). A resposta de 23,7% foi de que não conseguiram pagar nenhuma das obrigações, 21% pagaram tudo e as outras 55,3% fizeram pagamento de forma parcial.

Entre os tópicos, foi buscado o número total de empresários que conseguiram empréstimos por linhas de créditos estaduais ou federais, expectativa de recurso para pagamentos futuros de rotina e a margem de normalidade quando esse momento passar, onde 47,4% acreditam que voltarão a ter os resultados de antes da pandemia em um ano, 35,5% em dois a seis meses, 7,9% em dois anos e 9,2% entre a faixa de até um mês ou no máximo dois.

Como conjuntos dos resultados, um dos principais pontos a ser considerado na retomada e sobrevivência do negócio foi a dificuldade financeira na obtenção de capital de giro, que representou 72,4% das respostas. Por fim, outros pontos também foram abordados, como a necessidade de voltar a capacitar equipes, rentabilidade do modelo de negócio e a busca por novos canais (como os virtuais).


Mais sobre Desenvolvimento Econômico

Animais retirados das vias públicas do Cabo começam a ser devolvidos aos donos
access_time03-07-2020

Casa do Empreendedor retorna atendimento presencial
access_time02-07-2020

Prefeitura intensifica fiscalização de animais de grande porte em vias públicas
access_time29-06-2020

Tradicional Feira do Milho começou nesta sexta-feira (12), no pátio do Mercadão
access_time12-06-2020

Prorrogado o prazo para declaração do Imposto de Renda do MEI
access_time08-06-2020

Prefeitura do Cabo orienta criadores a vacinarem os gados contra febre aftosa
access_time08-06-2020

Parceria com a Fundação Bunge lança campanha "Comprando da vizinhança, eu fico em casa"
access_time05-06-2020

Projeto Ajuda Cabo continua entrega de cestas básicas aos artesãos cabenses
access_time04-06-2020

Casa do Empreendedor disponibiliza consultoria on-line e presencial por agendamento
access_time26-05-2020

Programa Esporte & Vida oferece aulas online
access_time30-04-2020




Outras notícias

Secretaria Meio Ambiente retoma atendimento presencial
access_time03-07-2020

Novo grupo de médicos concursados é empossado
access_time03-07-2020

Gerência de Trânsito instala bloqueio móvel em frente à Caixa Econômica
access_time03-07-2020



apps
Ver mais...