Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

access_time30-06-2020

Por Polyana Moura
Fotos: Gilberto Crispim

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a testagem para Covid-19 em funcionários e idosos mantidos em abrigos do Cabo de Santo Agostinho. Na última quinta-feira (25), a equipe da Atenção Primária esteve no Abrigo São Francisco, onde foi verificado um índice alto de casos de sintomáticos respiratórios. E nesta terça-feira (30), na Casa de Repouso Vera Souza, na Vila Social Contra Mocambo.

Foram realizados 23 exames, sendo um positivo para Coronavírus. De acordo com o gerente de Atenção Primária, Clayton Souza os casos positivos são colocados em isolamento e tratados de acordo com os sintomas. O tratamento é oferecido pela unidade de referência (USF) da localidade. O idoso recebe a medicação gratuita e visitas de acompanhamento feitas pelo agente comunitário de saúde (ACS).

“Existe uma preocupação da Prefeitura em monitorar instituições como os abrigos, para evitar a disseminação da Covid-19 entre os idosos, que são grupo de risco”, diz Clayton Souza.
Na segunda-feira foram realizados 32 testes rápidos para Covid-19, no Abrigo de Idosos São Francisco. Também houve consultas e orientações quanto ao isolamento domiciliar dos sintomático.
“É um trabalho que já vem contínuo, bem antes da pandemia, nós estamos dando assistência juntamente com a Unidade de Saúde da Família, que vai uma vez no mês para realizar os serviços de saúde”, destaca Andresa Maria, coordenadora da Saúde do Idoso.

SERVIÇO – Os agentes comunitários de saúde estão prestando assistência nos abrigos de idosos distribuindo EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e medicamentos, orientação contínua de acordo com as normas técnicas de saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para enfermeiros e assistente sociais.

Mais sobre Coronavírus

Prefeitura realiza ação educativa na praia de Gaibu para orientar sobre decreto que libera banho de mar

Cabo adquire testes de RT-PCR para diagnosticar Covid-19 em pacientes
access_time02-07-2020