Prefeitura do Cabo recebe drone para monitoramento do litoral
access_time11-12-2019

Por Caio Rodrigues

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Defesa Civil, recebeu nessa terça-feira (11/12) a doação de um drone. O material foi concedido pela Diretoria de Responsabilidade Social do Banco Itaú e será utilizado no trabalho de monitoramento do litoral, bem como em georeferenciamento para ações de prevenção.

De acordo com gerente de Defesa Civil do Cabo, Ana Sandra Carneiro Leão, o drone vai ajudar de diversas maneiras. ‘’Além do monitoramento do nosso litoral, o equipamento também será utilizado no trabalho de prevenção e emissão de alertas e acidentes’’, informou. O equipamento tem capacidade de voar a até oito quilômetros de distância do operador, subir até seis quilômetros de altura e possui uma autonomia de voo de até 30 minutos.

O material foi distribuído entre os 15 municípios que participaram do monitoramento da mancha de óleo no litoral pernambucano. “O equipamento será importante para a fiscalização de toda a área do litoral e das áreas de risco do Cabo. Com certeza vai nos ajudar na preservação ambiental e na prevenção de futuros acidentes’’, informou o prefeito da cidade, Lula Cabral.

Diferente das imagens de satélite e do mapeamento aéreo com aviões tripulados, o monitoramento com drone permite realizar voos mais baixos e alcançar um alto nível de detalhamento da área. O equipamento ainda sobrevoa abaixo das nuvens, possibilitando o registro em regiões úmidas e em diferentes épocas do ano, além de ser um sistema autônomo, diminuindo os custos de mão-de-obra.

Mais sobre Defesa Social

Prefeitura intensifica operações contra som alto no litoral
access_time20-01-2020

No Cabo, videomonitoramento passará a ajudar na fiscalização do trânsito