Primeiro festival de natação de estudantes com deficiência é realizado na rede municipal de ensino
access_time30-12-2019



Por Caio Rodrigues
Fotos: João Barbosa


A Prefeitura do Cabo, através da Secretaria de Educação, realizou o primeiro festival de natação para estudantes portadores de deficiência da rede pública municipal da cidade. O evento aconteceu na Escola Modelo Antônio Benedito da Rocha, no bairro Cidade Garapu, e contou com a participação de dezenas de crianças. Na ocasião, todas foram premiadas com uma medalha de ouro e um lanche após o término do evento. O Cabo de Santo Agostinho tem mais de 800 alunos com algum tipo de deficiência na rede municipal de ensino.

De acordo com o organizador do evento e professor de Educação Física, Marcos Vicente, o festival não tem caráter competitivo e é uma oportunidade de promover a inclusão social e a saúde através da prática de esportes. “O festival foi uma simulação de competição de natação onde todos foram os campeões. O evento tem um caráter lúdico e colaborativo e seu principal objetivo é motivar os alunos e fazer eles superarem os desafios impostos pelas suas condições especiais’’, informou o professor.

John Dakson, 18 anos, é um dos participantes do evento e sofre de síndrome de down, Para participar, ele precisou de ajuda de um acompanhante. Segundo Zineide Ferreira, 37 anos, vendedora autônoma e sua mãe, o evento é muito importante por diversos aspectos. “As crianças descobrem através desses eventos que podem conquistar as coisas. Além disso, meu filho perdeu o medo da água e melhorou bastante sua respiração depois da prática da natação’’, contou.

Mateus Felipe, 5 anos, é autista e estava muito feliz em participar do evento promovido pela Prefeitura do Cabo. De acordo com o pai da criança, o porteiro Rogério Felipe, 40 anos, as crianças evoluem com estes tipos de eventos. ‘’Meu filho tinha problemas respiratórios e hoje não tem mais’’, informou. ‘’Cabem aos pais não deixar os filhos se sentirem indiferentes e este evento é uma oportunidade para esta celebração’’, falou a dona de casa Elizamar Santana, 49 anos, mãe do estudante e também campeão, Elias Luís, 8 anos, portador de síndrome de down.



Mais sobre Educação

Faculdade de Ciências Humanas do Cabo oferta novas opções de pós-graduação
access_time09-01-2020

Prefeito Lula Cabral da posse aos novos dirigentes e coordenadores escolares
access_time30-12-2019

Intercambistas são recebidos pelo prefeito Lula Cabral
access_time27-12-2019

Estudantes do Núcleo de Línguas recebem certificados de conclusão de curso
access_time20-12-2019

Secretaria de Educação adotará o currículo escolar municipal em 2020
access_time13-12-2019




Outras notícias

Campanha Janeiro Branco leva orientações sobre saúde mental
access_time17-01-2020

Programas Sociais capacita profissionais para atendimento especializado ao público LGBT
access_time16-01-2020

Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias tomaram posse hoje (16)
access_time16-01-2020

No Cabo, videomonitoramento passará a ajudar na fiscalização do trânsito
access_time16-01-2020

Os times Nova Divineia e Furacão se enfrentam na final da Copa Litoral Sul de Futebol
access_time16-01-2020



apps
Ver mais...