Alzheimer é tema de palestra no Encontro da Pessoa Idosa do Cabo
access_time08-01-2020



Por Ákila Soares
Foto: João Barbosa

Problemas com a memória, dificuldade principalmente em lembrar informações recentemente aprendidas são normalmente os primeiros sintomas da doença de Alzheimer e aparecem a partir dos 80 anos. Pensando nisso, a Prefeitura do Cabo promoveu na manhã dessa quarta-feira (08/01) o Encontro de Saúde para Pessoa Idosa com o tema: “Distúrbios cognitivos não patológicos – Para Nunca Esquecer”. O evento aconteceu no auditório do Sest/Senat, às margens da PE-60. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Saúde e da Associação Brasileira de Alzheimer.

Os instrutores da Academia da Cidade abriram a solenidade realizando exercícios físicos junto com o público. Logo após, os doutores Jânio Costa Neves, médico geriatra da rede municipal de saúde e Paulo Sobral, médico ortopedista, realizaram uma palestra dentro do assunto abordado.

Segundo Jânio, muitos pacientes idosos queixam-se de perda de memória já na primeira consulta. “Ora, perder a memória é não se lembrar do passado, ou do presente ou do que se vai fazer no futuro, mesmo que esse futuro seja um futuro bem próximo”, explicou. Mas frisou também que, se tratado precocemente, o Alzheimer pode ser controlado. “Todos têm a capacidade de não esquecer, desde que se tenha uma disciplina, uma concentração para ajudar ao cérebro a se lembrar. Nesse evento nós mostramos que há grande diferença entre o Distúrbio Cognitivo Patológico do Não-Patológico. Portanto, o objetivo é mostrar aos pacientes que, se quiserem, não esquecerão nunca”, completou o médico geriatra.

A Coordenadora da Política de Saúde da Pessoa Idosa, Andresa Maria, falou sobre a importância do tema. “Nossa rede de saúde preocupa-se com a qualidade de vida dos nossas pacientes, principalmente dos idosos. E a mente é mais atingida nessa fase da vida. Por isso, estamos realizando palestras para o conhecimento e também alertá-los para que, havendo os sintomas da doença, seja tratada o quanto antes”, afirmou Andresa.


Mais sobre Saúde

USF Sacramento é a primeira a funcionar no terceiro turno
access_time24-01-2020

Prefeitura do Cabo capacita novos agentes de saúde e endemias
access_time23-01-2020

Janeiro Roxo: Mês de conscientização e prevenção no combate a hanseníase
access_time22-01-2020

Campanha Janeiro Branco leva orientações sobre saúde mental
access_time17-01-2020

Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias tomaram posse hoje (16)
access_time16-01-2020




Outras notícias

Prazo da cota única do IPTU 2020 vence dia 14 de fevereiro
access_time24-01-2020

Secretário estadual do Meio Ambiente faz vistoria na Praia de Itapuama
access_time24-01-2020

Lula Cabral e Geraldo Júlio assinam portaria conjunta para livre circulação de táxis no período carnavalesco
access_time23-01-2020

Prefeitura intensifica manutenção das estradas rurais
access_time23-01-2020

Banda Eva é a grande atração do XIII Baile Municipal do Cabo
access_time23-01-2020



apps
Ver mais...