Janeiro Roxo: Mês de conscientização e prevenção no combate a hanseníase
access_time22-01-2020

Por Cristhiane Arantes
Foto: Gilberto Crispim

Como parte das ações que marcam a luta contra a hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde deu início a campanha educativa “Hanseníase tem cura”. A Unidade de Saúde da Família em Bela Vista 2, realizou nesta quarta-feira (22) atividades para conscientizar os moradores da localidade sobre a importância do combate à doença e tratamento.

A Campanha faz parte do Janeiro Roxo, que tem sua culminância no dia 31 de janeiro, dia nacional de combate à hanseníase. A campanha orienta os profissionais de saúde a identificar os sinais e sintomas da doença, visando o diagnóstico precoce.

Maria de Lurdes, 53 anos sabe muito da importância de palestras como essas. “Apareceu umas manchas em minha sogra e ela não sabia do que se tratava. Graças a essas palestras a doença foi descoberta a tempo de ser tratada”.

A secretária Municipal de Saúde, Juliana Vieira, ressalta que a campanha é de fundamental importância para conscientizar à população sobre a existência da doença, e também sobre a disponibilidade do tratamento ofertado no município. “No ano passado foram detectados 110 casos de hanseníase no município, isso significa que a população precisa de mais informação para só assim diagnosticar a doença e tratar”, disse.

O Brasil concentra mais de 90% dos casos de hanseníase da América Latina, sendo o segundo país no mundo com a maior incidência, ficando atrás apenas da Índia, de acordo com a Dahw Brasil, ONG alemã de assistência a hansenianos com 61 anos existência e atuação em 21 países.

Mais sobre Saúde

Bloco do CAPS marca carnaval inclusivo no Cabo
access_time18-02-2020

Bloco de carnaval promove socialização para usuários dos Centros Psicossociais do Cabo