Secretário estadual do Meio Ambiente faz vistoria na Praia de Itapuama
access_time24-01-2020



Por Caio Rodrigues


O secretário Estadual do Meio Ambiente, José Bertotti, e o superintendente Estadual do Meio Ambiente, Maurício Guerra, chegaram ao Cabo na manhã desta sexta-feira (24) para realizar vistoria dos resquícios de óleo na praia de Itapuama, considerada ainda o ponto mais crítico do litoral de Pernambuco. A visita técnica tem como objetivo mostrar ao Governo Federal a necessidade de continuar e concluir os trabalhos de limpeza.

Durante a vistoria realizada pelo Governo do Estado e a equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, foram identificados uma quantidade significativa de resíduos de petróleo misturados com areia incrustados nas pedras da praia, além de óleo diluído nas superfícies das poças de água que se formam entre as pedras quando a maré baixa. Na ocasião, será realizado um serviço especializado, minucioso, eficiente e manual com a utilização de escovas para retirar todo material contaminador.

De acordo com o secretário Estadual do Meio Ambiente, José Bertotti, as ações de limpeza precisam continuar. ‘’Diagnosticamos a permanência da contaminação nas pedras e isso tem um efeito direto no ecossistema, causando diversos riscos ao meio ambiente’’, informou. “Vamos apresentar o problema ao Grupo de Avaliação de Acompanhamento da Marinha e mostrar ao Governo Federal a necessidade da intensificação e conclusão dos trabalhos de limpeza na Praia de Itapuama’’, concluiu.

Segundo a secretária de Meio Ambiente do Cabo, Cleideane Vasconcelos, será cobrado medidas efetivas do Governo Federal para solucionar o problema em Itapuama. “A Prefeitura do Cabo montou um comitê de crise determinado pelo prefeito Lula Cabral para monitorar a costa litorânea e, desde o dia 18 de outubro, estamos realizando vistorias diárias com o objetivo de diagnosticar as condições de banho. Verificamos que grande parte do óleo foi retirado e a praia de Itapuama está em condições de banho, mas precisamos que o Governo Federal conclua a limpeza das manchas de óleo nas pedras’’, informou.

Mais sobre Meio Ambiente

Carnaval do Cabo inicia festejos com foco na sustentabilidade
access_time21-02-2020




Outras notícias

Campanha promove conscientização sobre proteção de crianças e adolescentes
access_time27-02-2020

Schultz fará sua 13ª Convenção de Vendas no Cabo de Santo Agostinho
access_time27-02-2020

Orquestra anima carnaval no Mercado Público do Cabo
access_time27-02-2020

"Pra ver o frevo passar" contagiou foliões na Praça da Bíblia
access_time27-02-2020

Confira o que abre e o que fecha no período de Carnaval no Cabo
access_time21-02-2020



apps
Ver mais...