INCLUSÃO DIGITAL

 

Quando falamos sobre inclusão social, consideramos que o individuo está integrado socialmente, ou seja, um cidadão que tem totalidade de seus direitos.  Mas para garantirmos isso, é necessário observar diversos aspectos. O conceito estabelecido de tecnologia abrange vários itens, como emprego, acesso a educação, alimentação, etc. Mas em nossa atualidade, um mundo em que a tecnologia está sendo utilizada de forma constante para vários fins, fica difícil pensar em cidadania sem pensar em inclusão digital.

Embora alguns ainda considerem o acesso à tecnologia como algo trivial, isto vem mudando a medida que ela passou a ser cada vez mais utilizada para agilizar o cotidiano e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Porém é necessário que haja uma compreensão do que de fato significa a inclusão digital, que não é apenas saber usar o computador ou navegar na internet, hoje os recursos foram expandidos e ganhou novas dimensões com o uso das redes sociais para vários fins, até mesmo profissionais.

O grande objetivo da inclusão digital é a democratização da tecnologia, ou seja, disponibilizar para todos, de forma igualitária, a oportunidade de ter acesso as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s).  Como dito no inicio do texto, a inclusão digital é um passo em direção a inclusão social, ela auxilia crianças e jovens a aprenderem o uso da tecnologia em benefício do seu desenvolvimento, ajuda também aos portadores de deficiências a serem mais facilmente inseridos na sociedade, com adaptações tecnológicas de comunicação e informação que podem ser uma excelente ferramenta educacional  para facilitar e atender as necessidades apresentadas.

Por este motivo, programas de inclusão digital dos governos são tão importantes e devem visar, basicamente, a formação e “alfabetização informática” das pessoas, para que consigam extrair os benefícios do universo digital, pois o uso da tecnologia amplia a acessibilidade e permite que pessoas possam ampliar o seu contato com conteúdos e pessoas de todo o mundo.

 

 

 

Autor: Adriele Cavalcante

Publicado em 23 de Abril de 2019