Tecnologia no setor público: novos desafios e novas necessidades



A tecnologia já faz parte da maioria das atividades de nosso dia a dia. Com isso, sua presença no setor público se tornou mais que uma questão de otimização de processos — é uma necessidade. No entanto, a transformação digital e os avanços dos últimos anos vieram com novos desafios.

Afinal, você sabe qual a importância da tecnologia no setor público?

A tecnologia no setor público

Os avanços promovidos pela tecnologia representam uma ferramenta essencial para o funcionamento dos serviços oferecidos à população. Ao mesmo tempo em que ela é responsável por promover o fornecimento, também gera mudanças estruturais nos órgãos de gestão pública.

O papel da tecnologia é melhorar o que já é feito, gerando oportunidades, reduzindo custos e otimizando o tempo.

Além disso, em um mundo cada vez mais conectado, a população passou a ter mais acesso à informação. Consequentemente, o interesse coletivo cresceu no sentido de acompanhar o que é realizado pela gestão — seja a nível municipal, estadual ou federal.

Com a popularização de smartphones e tablets, diversos serviços e produtos estão disponíveis na palma da mão. Logo, também passou a ser possível se relacionar com os serviços públicos dessa forma, uma demanda que só pode ser suprida com inovação tecnológica.

Em resumo, podemos destacar que a tecnologia desempenha um papel fundamental nos seguintes pontos:

       ·  integração de secretarias;

       ·  comunicação e tramitação de documentos;

       ·  armazenamento mais ágil, barato e seguro das informações;

       ·  melhoria de processos;

       ·  transparência com a população.

     

      Posteriormente, iremos detalhar os pontos que a tecnologia pode melhorar/aperfeiçoar, dando maior transparência e agilidade aos serviços oferecidos.

Autor: Alexandre Brito

Publicado em 1 de Julho de 2019

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