Os benefícios da Tecnologia na Educação

    Nos últimos anos, o mundo passou por evoluções tecnológicas que impactaram diversos setores, inclusive a educação. Com o surgimento de novos meios de interação, o comportamento e os hábitos da sociedade em geral também passaram por transformações. Por conta dessa nova realidade a utilização ou não de novas tecnologias no dia a dia escolar já não é mais uma questão a ser discutida. Afinal, o uso da tecnologia faz parte da vida das novas gerações fora da sala de aula e, por isso, a tecnologia na educação pode ser considerada um aliado importante na construção de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficiente. Nesse contexto, o imprescindível saber como integrar as novas formas de ensinar e aprender ao planejamento e ao currículo escolar. Mas, para fazer disso realidade, que tal conhecer alguns dos benefícios que estas ferramentas pedagógicas digital oferecem, tanto para o plano de aula, como para melhorar o rendimento dos alunos.


1. Educação aprimorada: abre novas possibilidades para o ensino e aprendizagem, proporcionando novas metodologias, formando educadores e os auxiliando na descoberta de estratégias inovadoras para aperfeiçoar o processo educacional.

2. Elevar os índices de desenvolvimento da educação básica: de forma que, em 2022, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), oferecida nas escolas públicas brasileiras, alcance a meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) de 6,0.

3. Proporcionar aulas mais atraentes e inovadoras: expandindo os horizontes para alunos e para os professores, transformando a aprendizagem, tornando-a mais motivadora e significativa.

4. Diminuir o índice de reprovações e evasão escola: auxiliando os alunos com dificuldades através da educação personalizada, despertando assim, o interesse deles para os estudos.

5. Auxiliando na melhoria do desempenho dos alunos: ampliando a sala de aula para fora do horário e do ambiente escolar, melhorando a produtividade na lição de casa.

6. Estimular alunos a aprenderem e a ensinarem: criando um sistema de monitoria, onde os alunos com bom rendimento possam auxiliar os professores durante as aulas e agir como um mediador de conhecimento também fora da sala de aula.

7. Despertar a curiosidade para novas descobertas: introduzindo novas experiências através da tecnologia, construindo novas competências e contribuindo para o desenvolvimento dos jovens estudantes.


FONTES POSITIVO TECNOLOGIA EDUCACIONAL.

8 Motivos para usar tecnologia na educação. Disponível em: . Acesso em 28 de março de 2019. SOPHIA – Confira os benefícios da tecnologia na educação e cultura. Disponível em: . Acesso em:28 de março de 2019.

Autor: Lincoln Morais

Publicado em 29 de Março de 2019

Comentários:
Insira seu comentário abaixo